Carnaval: É #FAKE que doença do beijo não tem cura e é provocada por bactéria que come carne humana


Mensagem que circula em redes sociais dissemina conteúdo falso sobre doença comum no carnaval. Especialistas veem exagero e alarmismo às vésperas do carnaval.

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a doença do beijo, comum no carnaval, não tem cura e é provocada por uma bactéria que come carne humana. A mensagem é #FAKE.

A doença do beijo não é provocada por bactéria, mas por um vírus. E, portanto, não há tal bactéria comedora de carne. É o que dizem a mestre e doutora em microbiologia Rosana Siqueira e a infectologista Vânia Noronha, doutora em Medicina Tropical pela FioCruz e professora da Universidade do Estado do Pará.

Rosana Siqueira explica que a doença do beijo é, de fato, infecciosa, mas tem cura. Além disso, não come a carne da boca, como diz a mensagem falsa. Pode, sim, causar vermelhidão, febre e manchas na garganta, mas regride com o tratamento.

Vânia Noronha explica que as bactérias conhecidas como “comedoras de carne” geralmente têm sua porta de entrada por meio de ferimentos na pele. Elas podem ser tratadas, mas também podem levar à morte. Não são conhecidas como “doença do beijo”.

O que é a doença do beijo

A mononucleose infecciosa é causada por um vírus da família Herpesviridae.

Segundo Vânia Noronha, todos os vírus pertencentes a essa família têm como característica permanecerem em estado de latência (“adormecidos”) em células do corpo humano após a cura do quadro.

“A grande maioria dos casos evolui bem e em algumas semanas o paciente já debelou a infecção”, diz.

Excepcionalmente, em pessoas com algum déficit imunológico, pode levar à morte.

“A mensagem é deturpada pois a doença conhecida como doença do beijo não é causada por bactéria (e sim um vírus) nem é comedora de carne. Os herpes 1 e 2 também não são comedores de carne. Existe tratamento. A mensagem é alarmante e não merece crédito do jeito que foi repassada”, diz Vânia.

As imagens que circulam ao lado da mensagem falsa também não são compatíveis com a doença do beijo, segundo as especialistas consultadas.

Existe bactéria que come carne humana?

O que pode causar necrose dentro do corpo humano é a fascite necrosante, que pode ocorrer pela bactéria Streptococcus pyogenes. Mas isso não significa necessariamente que ela come carne humana. Na verdade, ela afeta o metabolismo celular e causa alguns sintomas como a fascite, afirma Rosana Siqueira.

Hospital de Belém atendeu paciente?

A mensagem falsa cita o caso de uma jovem atendida no Hospital e Pronto Socorro Mário Pinotti, em Belém, no Pará. Em nota, a Prefeitura de Belém informa que a mensagem é falsa e tem sido reproduzida nas redes desde 2018.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.