Crédito para PMEs deve ser retomado no 4º trimestre, diz presidente do Santander Brasil


O volume de crédito para pequenas e médias empresas “parou de cair” e deve começar a ter uma retomada no quarto trimestre deste ano, afirmou nesta segunda-feira (31) o presidente do Santander Brasil, Sergio Rial.

No balanço do segundo trimestre, o banco mostrou uma melhora na sua carteira de crédito, puxada especialmente pelo segmento de pessoas físicas, que saltou 12,2% em 12 meses até junho.

Já as PMEs responderam por um crescimento bem menor no portfólio do banco, de 0,3%, enquanto o volume destinado a grandes empresas caiu 3,5% no acumulado de 12 meses.

“O crédito para pequenas e médias empresas parou de cair e começará a ver mais uma retomada no quarto trimestre deste ano”, avalia Rial.

Grandes empresas

No caso das grandes empresas, o presidente do Santander não descarta possíveis riscos, como o choque de commodities (preços do petróleo e minério de ferro) que possam afetar o volume do crédito nesse segmento.

“Acho que vai ser um excelente ano para várias empresas que queiram se recapitalizar, mas será ainda muito concentrado em setores”, disse.

No segundo trimestre deste ano, o banco divulgou um lucro líquido recorrente 29,3% maior frente ao mesmo período do ano anterior, de R$ 2,335 bilhões, impulsionando o desempenho global do banco espanhol.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.