Obra de restauração da Catedral de Aracaju é orçada em R$ 4,5 milhões


 

Orçada em R$ 4,5 milhões de reais, a restauração da Catedral Metropolitana de Aracaju está sendo retomada, porém, sem previsão para ser concluída. A primeira etapa de restauração iniciou em 2012 e parou por falta de recursos ainda na gestão de Marcelo Déda. O valor gasto na época foi de aproximadamente 1 milhão e 200 mil reais, recurso vindo do Banese. Parte dos projetos principais foram idealizados, iniciando pela parte externa da igreja. Quando eram permitidas as subvenções, a Assembleia Legislativa de Sergipe cedeu aproximadamente 2 milhões de reais.

A segunda e atual etapa, que teve início em janeiro, está orçada em aproximadamente 1 milhão e 600 mil, através de emendas parlamentares dos senadores: Eduardo Amorim, Antônio Carlos Valadares, Maria do Carmo Alves; e dos deputados Adelson Barreto, Laércio Oliveira, Valadares Filho e João Daniel. Como a Catedral não é tombada a nível federal, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está à frente junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) que está executando a obra.

Cúria Metropolitana

De acordo com a Cúria Metropolitana de Aracaju, a parte externa da reforma está em fase de conclusão. Na parte interna o telhado já foi refeito, além da instalação da proteção, a mudança de madeiramento, a mudança do piso e a recuperação das portas e janelas. A previsão para a conclusão desta etapa é o início do ano que vem.

A Cúria explica que vai haver uma terceira etapa de emendas e que faltam só algumas adequações. O convênio foi aprovado, com valor estimado de 600 mil reais. Ainda segundo a Cúria, uma quarta etapa será iniciada com recuperação de toda pintura da parte interna ou de parte dela, onde houver mais estrago.

“Essa quarta etapa é para o restauro da pintura interna, que é toda artística. Não deve dar para tudo. Estamos preparando os projetos para a reindicação das emendas pelos parlamentares, pois o projeto encaminhando teve que sofrer adequação para as normas de restauro do Iphan. E esperamos que os parlamentares reconfirmem esses valores. A soma equivale a aproximadamente 1 milhão e 700 reais”, explica o assessor de comunicação da Cúria, Edmilson Brito.

Missas

Atualmente as missas da Catedral estão sendo realizadas em um galpão localizado na Rua Propriá, s/n, Centro, em frente à Segrase.

 

Fonte: CINFORM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.