Oito unidades de saúde oferecem vacina contra Febre Amarela em Aracaju


O estado de Sergipe não registrou nenhum caso de febre amarela, mas a procura pela vacina contra a doença tem aumentado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), isso se deve a proximidade do carnaval e ao fato de que muitos aracajuanos viajarão no feriadão.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ilziney Simões, afirma que o número de vacinas é suficiente para quem vai viajar nos próximos dias para as áreas de risco. No entanto, há restrições para a vacinação. “Estabelecemos critérios para quem realmente precisa se proteger contra o vírus. Se o usuário não for para uma zona de risco, o acesso à vacina não será liberado. Para comprovar, o usuário pode apresentar a passagem de ônibus ou avião, uma cópia da reserva de onde ficará hospedado, a inscrição de algum evento, ou até mesmo o comprovante de residência, caso a viagem seja para casa de parentes nessas áreas”, informou.

Nesta terça-feira (16), o ministro da Saúde em exercício, Antonio Carlos Nardi, afirmou que as pessoas que forem passar o carnaval nas áreas urbanas de Salvador (BA) ou do Rio de Janeiro (RJ) não precisam se vacinar contra a doença. Mesmo as duas capitais estando no roteiro da campanha de vacinação com doses fracionadas contra a doença, o ministro garante que os turistas só devem preocupar-se com a imunização dez dias antes da viagem, caso se dirijam a áreas de mata.

A SMS lembra ainda que quem, em algum momento da vida, foi vacinado contra a doença não precisa se vacinar novamente. “Antigamente havia um entendimento de que a vacina contra a febre amarela deveria receber um reforço a cada dez anos, porém, com base nos novos estudos científicos, constatou-se que uma única dose confere proteção para toda vida”, garante Ilziney.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas levam de 10 dias a seis semanas para efetivarem a imunização. Por isso, as pessoas que irão viajar para alguma área de risco precisão ter em vista essa janela entre o dia da vacinação e a data da viagem, já que alguns países impedem a entrada dos viajantes em períodos mais curtos do que esse.

As pessoas que irão viajar para outros países precisam ainda retirar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, documento fornecido pela própria Anvisa e exigido por 135 países. Para retirar o Certificado, os viajantes precisam comprovar que tomaram a dose padrão da vacina.

Restrições

A coordenadora informa ainda que pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar um relatório médico que indique que não há contraindicações para receber a vacina. Esta orientação também é válida para gestantes, pessoas com doenças autoimunes e portadores de HIV. Pessoas alérgicas a ovo não poderão ser vacinados contra febre amarela.

Transmissão

A diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, explica que o vírus da febre amarela é transmitido apenas pela picada do mosquito. “A doença não é passada de pessoa a pessoa, tão pouco de animais para o ser humano”, explica.

Áreas de risco no Brasil

Norte – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Nordeste – Bahia, Maranhão e Piauí

Centro-Oeste – Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo

Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Relação das unidades e seus respectivos dias de aplicação

Dona Sinhazinha, no bairro Grageru (quartas e sextas-feiras);

Edézio Vieira de Melo, no Siqueira Campos (segundas e quintas);

Joaldo Barbosa, no bairro América (terças e quartas);

Augusto César Leite, no Conjunto Santa Tereza (segundas e quartas);

Maria do Céu, no Centro (terças e sextas);

José Machado de Souza, no Santos Dumont (segundas e terças);

Lauro Dantas Hora, no Bugio (quartas e sextas);

Celso Daniel, no Conjunto Padre Pedro (segundas e quintas).

 

Fonte: CINFORM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.