Praça São Francisco: sete anos de Patrimônio Cultural


A partir das 18h desta segunda-feira, 31, no Paço Municipal (antigo Orfanato), através da consulta pública e posse da presidência da Comissão Gestora da Praça São Francisco, os sancristovenses começarão efetivamente a celebrar os sete anos da chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, título entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO), por reconhecimento pelo seu valor arquitetônico, histórico e cultural, que remete à criação das bases do povo sergipano.

A partir da próxima terça-feira (01 de agosto), a agenda festiva incluirá um bolo de sete metros (feito pelos próprios moradores), além de apresentações culturais, seminários, apresentações artísticas e exposições. (Veja programação completa abaixo).

“É um momento oportuno de reflexão sobre o que nos trouxe o reconhecimento de Patrimônio Cultural da Humanidade, despertando na população o apropria-se deste bem. Todos os anos, após a praça virar Patrimônio Mundial, as instituições museais juntamente com a Comissão Gestora da Praça São Francisco promovem atividades para recordar a importância deste título, que lança a cidade de São Cristóvão para o olhar do mundo”, enfatizou a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

Dentro da programação do aniversário, um bolo de sete metros será construído na praça São Francisco, para que a população possa celebrar a data. “A ideia é que todos os sancristovenses, e também os turistas que estejam na cidade possam comemorar conosco. A chancela é um símbolo importante para a cidade. São Cristóvão respira cultura, e a praça São Francisco é um símbolo vivo da nossa história. Precisamos enaltecer este marco histórico para reiterarmos quem somos dentro do processo histórico do nosso país”, pontuou Kleckstane Lucena.

Segundo o prefeito Marcos Santana, trata-se de um momento de alegria, mas também de alerta para a população. “A praça está dentro do núcleo de 19 monumentos que o Brasil possui chancelados pela Unesco e é importante salientar que apenas 13 cidades brasileiras possuem monumentos com esse título, e nós estamos inserido neste núcleo. É um motivo de orgulho para todos nós. O título é permanente, contudo caso ocorra algum dano ou perda no valor universal excepcional o bem pode ser excluído da lista de Patrimônio Mundial. É um momento de comemoração, mas também de alerta, já que foi uma luta muito grande conseguir que a praça recebesse o título, porém, é tão ou mais difícil ainda cuidar para não perdê-lo. A população precisa se inteirar mais desse recebimento e se apropriar deste título. Nós pretendemos atrair recursos para a praça e para a cidade como um todo, e o  título é um diferencial que deve ser usado para essa captação de recursos, e estamos trabalhando para fomentar este diferencial”, enfatizou o prefeito.

Programação completa

Dia 31 (segunda-feira)
18h: Sessão de abertura do evento: Consulta Pública – Posse do Presidente da Comissão Gestora da Praça São Francisco (CGPSF). Local: Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).

Dia 01 de agosto (terça-feira)
8h: Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo). Cortejo com autoridades e Banda de Música dos Bombeiros (saída da Praça Nº Sr. dos Passos até a Praça São Francisco).
9h: Bolo – parabéns para a praça São Francisco e montagem e corte do Bolo de Aniversário (sete metros de bolo), na Praça São Francisco.

9h30: Apresentação do Grupo Renantique, no Museu de Arte Sacra.
10h: Sessão de Abertura da Academia Sancristovense de Letras, no Museu de Arte Sacra.

12h: Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo). Cortejo com autoridades e Banda de Música dos Bombeiros (saída da Praça Nº Srº dos Passos até a Praça São Francisco).
14h: Oficina de turbante – no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).
15h: – Reunião do Conselho Estadual de Cultura, no Museu de Arte Sacra
–  Exposição de Mãe África com Roda de Candomblé, no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato) e Roda de Xirê.

18h: – Exposição Paisagens de Vesta Viana, na Casa do IPHAN (Centro Histórico de São Cristóvão).
– Apresentação do Documentário: “A fina malha do tempo”, no Museu Histórico de Sergipe.
– 9ª Mostra de Artes Visuais (UFS), no Museu Histórico de Sergipe.
– Atração cultural, no Museu Histórico de Sergipe.

Dia 02 de agosto (quarta-feira)

9h: – Oficina de Artes com material reciclável, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.
– Roteiro de visita a Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.
13h: Roteiro de visita à Exposição de Arqueologia, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.
16h: Intervenção artística e de jardinagem na Praça São Francisco (técnica do lambe-lambe), na Praça São Francisco e entorno.
20h: Apresentação da Orquestra Sinfônica da UFS, na Praça São Francisco.

Dia 03 de agosto (quinta-feira)
8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.
9h: – Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.
– Cinema no museu, para alunos da rede publica, no Museu Histórico de Sergipe.
14h: – Roda de conversa  com os alunos da rede pública de ensino, com o tema: Praça são Francisco. Mediador, Thiago Fragata, no Museu Histórico de Sergipe.

Dia 04 de agosto (sexta-feira)
8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, no Museu de Arte Sacra.
9h: – Fórum dos Secretários de Cultura de Sergipe, no Museu de Arte Sacra.
– Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.
16h: Apresentação da Filarmônica Jacinto Figueiredo Martins da cidade de Malhador  no Museu de Arte Sacra, na Praça São Francisco.
16h: Feira São Criativos, na Praça São Francisco.

Fonte: ascom São Cristóvão

Deixe uma resposta