Prefeitura de Aracaju resgata a cultura popular em comemoração ao folclore


A Prefeitura de Aracaju realiza através da Funcaju o primeiro Festival Brincantes Cultura Popular, que começou ontem e termina hoje. Com uma programação rica em conteúdo e repleta de manifestações populares, que valorizam a nossa cultura e o folclore sergipano.

Ontem, 22/08, diversas atividades foram realizadas, inicialmente aconteceu uma palestra de educação musical através das manifestações culturais, no Centro Cultural de Aracaju, bem como uma ação educativa no Museu da Gente Sergipana, intitulada Nossa Identidade Cultural. Voltando ao Centro Cultural, aconteceu a palestra A Ratoeira de Sergipe por Beatriz Góis Dantas. A programação cultural iniciou às 11:30 na Praça General Valadão com o grupo de samba de coco do Mosqueiro, o cacumbi de Laranjeiras e feirinha de cordéis, artesanato e comidas típicas. Às 14 horas, uma roda de conversas com os mestres e às 15 horas mais apresentações artísticas com a roda de guerreiros Treme-terra da cidade de Japoatã. Em seguida, o Maracatu de Brejão, da cidade de Brejo Grande.

Dando continuidade foram várias as exibições de curtas no cinema Orlando Vieira, localizado no Centro Cultural de Aracaju. Para finalizar as apresentações do dia 22/08, o Grupo Parafusos, da cidade de Lagarto/SE e o samba de pareia, da cidade de Laranjeiras.

A programação cultural teve a parceria do Museu da Gente Sergipana, do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura, do Sebrae e da SECULT Sergipe. O evento conta com a direção e organização de Sílvio Santos, presidente da Funcaju.

Por Cláudio Hiroshy

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.