A maioria dos professores que dão aulas de arte não são formados na área


Como o título já enfatiza, uma grande maioria de professores estão dando aulas sem ser formados na área.

Percorremos várias cidades de Sergipe, estado que vivemos, e encontramos de tudo, professor de matemática, geografia e até física dando aula de Artes. Se ao menos o poder público bancasse uma especialização ou formação para esses professores.

De acordo com pesquisa divulgada no Estadão, Mais da metade dos professores do País não possuem licenciatura para dar aulas nas disciplinas que lecionam nas últimas séries da educação básica. É o que mostra um levantamento da ONG Todos pela Educação para o Observatório do PNE (Plano Nacional da Educação), com dados do Censo Escolar de 2013. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o índice chega a 67,5% e no ensino médio a 51,7%.

Contudo esse caso é apenas mais um, diante da forma que o poder público trata a educação do Brasil, em outras disciplinas/matérias acontece o mesmo, professores formados em outras áreas bem distintas dando aula de outra, e assim “vai levando com a barriga”, a Educação precisa ser levada como prioridade no Brasil, por isso e por outros motivos sofremos com a falta de interesse dos alunos por determinadas matérias, situação que se reflete nos números da Educação Brasileira.

Não queremos aqui dizer, nem duvidar, da capacidade de terminados professores em se adaptar em outras áreas, apenas evidenciar um costume da educação Brasileira.

E o seu professor realmente é formado em Artes?
Conte um pouco de sua experiência nos comentário.

 

Por: Cleberton Batalha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.