Advogado britânico irá à ONU para denunciar perseguição a Lula


Contratado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para defendê-lo em cortes internacionais, o advogado britânico Geoffrey Robertson diz que o sistema judiciário brasileiro é “arcaico”. Para o advogado, isso impede que Lula tenha um julgamento “justo” nas ações criminais a que responde. Ativista internacional dos direitos humanos, ele diz ter presenciado na semana passada, no julgamento que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão, “indícios de viés”, listados por ele em documento de dez páginas enviado na noite de ontem à Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra (Suíça).

Robertson diz que é “bizarro e surpreendente” ter visto o procurador-regional da República [Maurício Gerum] sentado ao lado do juiz [desembargador-presidente da 8ª Turma do TRF-4, Leandro Paulsen].

“Mostra fotograficamente o viés da Corte”. Ele critica também o fato de os magistrados irem para o julgamento com votos escritos, praxe em todos os tribunais brasileiros. “Ninguém estava ouvindo a defesa, pois os juízes já tinham seus votos escritos. Nada do que pudesse ser dito teria algum efeito. É um exemplo de como o processo legal no Brasil é surpreendente para visitantes”.

As informações são de reportagem de Carolina Freitas e André Guilherme Vieira no Valor.

 

Fonte: Brasil 247

 

Deixe um comentário para “Advogado britânico irá à ONU para denunciar perseguição a Lula

  1. Anderson dos Santos disse:

    Pode dar chilique, piti quem quiser. Mas é uma vergonha um país reconhecido internacionalmente não mais por ser o país daquele futebol safado e do Carnaval- abre alas do turismo da prostituição. Um país de vanguarda econômica e que despontava com soluções práticas para a erradicação da fome, com políticas de assistência social, distribuição de renda, combate a AIDS, ao Analfabetismo… E agora reduzido a esse escárnio internacional.

    Febre Amarela, recrudescimento do ódio, episódios de suicídios, rombo nas contas públicas, infestação de criminosos em cargos públicos, aumento do custo de vida e redução do poder aquisitivo e do salário do trabalhador, desmonte do Estado… Uma vergonha absoluta.

    É importante evoluir o debate e perceber de qual lado estamos. Importante entender que estamos perdendo o país para estrangeiros, estamos fechando os olhos pra crimes e situações deploráveis, inaceitáveis para dar ouvidos a o que os donos de emissoras de televisão, rádios e donos de revistas e jornais.

    Já passou da hora de enxergarmos o óbvio.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.