Cuidados necessários para fazer compras seguras na internet
Final de ano chegando, o espírito natalino já aterrissou nos centros comerciais, o décimo terceiro, as férias, e os recessos se aproximando, e eis que aparecem as benditas ofertas. São tantas coisas que a gente fica tentado e tentada a gastar nosso suado dinheirinho… Pra quem soa por ele.
Esse período, coincidentemente é reconhecido como uma ótima oportunidade para os golpistas, oportunistas, ladrões presenciais e virtuais que também querem garantir a roupa nova, a ceia e o décimo terceiro deles…
Então, abra os olhos e se ligue nas dicas para desviar de “roubadas” em compras em lojas virtuais que proliferam naquelas propagandas quando você acessa Youtube, pesquisa no Google, ou acessa o Instagram e o Facebook, por exemplo.
- Pesquisem a criação do domínio – no site econfiavel.com verifique os dados da empresa, se existirem…
-
Desconfiem de PREÇOS BARATOS DEMAIS! Das duas alternativas sobra uma: ou é falsificado, ou é “fria”!
-
Procure no rodapé do site ENDEREÇO, CNPJ, E-MAIL, TELEFONE FIXO, pois telefone celular até uma criança pode ter, depois disso confira se os dados correspondem.
-
Desconfie quando o vendedor oferecer somente venda por DEPÓSITO BANCÁRIO OU CARTÃO – O depósito é pagar antes de receber, você ficará refém da honestidade do vendedor. Já os dados do seu cartão podem ser roubados durante a transação… Eita, e agora?! Dê preferência ao pagamento via MERCADO PAGO, PAYPAL… são formas bastante seguras de transação.
-
Procure no rodapé do site Certificações como E-bit, por exemplo e em seguida consulte para ver se corresponde a realidade. Quem quiser ir mais fundo pode pesquisar o IP do site veja como em: https://www.google.com/amp/s/www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/03/como-descobrir-o-ip-de-um-site.amp
-
Resolveu fechar o negócio? Então procure no alto da página, no cantinho esquerdo, na caixa de texto onde digitamos o nome do site se existe um cadeado. Este símbolo sugere que o ambiente é seguro e que você pode digitar seus dados pessoais.
Dá trabalho não dá? Mas é o esforço que você deve fazer se não quiser correr o risco de pagar e não receber o que comprou. Então muito cuidado com as saidinhas de banco, lojas, na hora de receber, passar troco e principalmente com essas promoções mirabolantes das lojas virtuais.
Anderson Dussantos
Excelentes dicas! Obrigada.