Cuidados necessários para fazer compras seguras na internet


Final de ano chegando, o espírito natalino já aterrissou nos centros comerciais, o décimo terceiro, as férias, e os recessos se aproximando, e eis que aparecem as benditas ofertas. São tantas coisas que a gente fica tentado e tentada a gastar nosso suado dinheirinho… Pra quem soa por ele.

Esse período, coincidentemente é reconhecido como uma ótima oportunidade para os golpistas, oportunistas, ladrões presenciais e virtuais que também querem garantir a roupa nova, a ceia e o décimo terceiro deles…

Então, abra os olhos e se ligue nas dicas para desviar de “roubadas” em compras em lojas virtuais que proliferam naquelas propagandas quando você acessa Youtube, pesquisa no Google, ou acessa o Instagram e o Facebook, por exemplo.

  1. Pesquisem a criação do domínio – no site econfiavel.com verifique os dados da empresa, se existirem…

  2. Desconfiem de PREÇOS BARATOS DEMAIS!  Das duas alternativas sobra uma: ou é falsificado, ou é “fria”!

  3. Procure no rodapé do site ENDEREÇO, CNPJ, E-MAIL, TELEFONE FIXO, pois telefone celular até uma criança pode ter, depois disso confira se  os dados correspondem.

  4. Desconfie quando o vendedor oferecer somente venda por DEPÓSITO BANCÁRIO OU CARTÃO – O depósito é pagar antes de receber, você ficará refém da honestidade do vendedor. Já os dados do seu cartão podem ser roubados durante a transação… Eita, e agora?! Dê preferência ao pagamento via MERCADO PAGO,  PAYPAL… são formas bastante seguras de transação.

  5. Procure no rodapé do site Certificações como E-bit, por exemplo e em seguida consulte para ver se corresponde a realidade. Quem quiser ir mais fundo pode pesquisar o IP do site veja como em: https://www.google.com/amp/s/www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/03/como-descobrir-o-ip-de-um-site.amp

  6. Resolveu fechar o negócio? Então procure no alto da página, no cantinho esquerdo,  na caixa de texto onde digitamos o nome do site se existe um cadeado. Este símbolo sugere que o ambiente é seguro e que você pode digitar seus dados pessoais.

Dá trabalho não dá? Mas é o esforço que você deve fazer se não quiser correr o risco de pagar e não receber o que comprou. Então muito cuidado com as saidinhas de banco, lojas, na hora de receber, passar troco e principalmente com essas promoções mirabolantes das lojas virtuais.

Anderson Dussantos

 

Deixe um comentário para “Cuidados necessários para fazer compras seguras na internet

  1. Alizete disse:

    Excelentes dicas! Obrigada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.