Grande acordo: Ivan Leite e Misael Dantas?


A cidade de Estância/SE sempre teve um ambiente político onde os adversários sempre se respeitaram, bem diferente da cidade de Lagarto, onde dois grupos políticos se alternam no poder, me refiro aos Reis e os Ribeiros (Bole Bole e Saramandaia). Fato similar acontece na cidade de Poço com os grupos (Boca Preta e Boca Branca). Lógico que essa polarização das elites herdeiras do coronelismo foi disseminada em vários outros municípios.

Em Estância é diferente e acaba sendo normal políticos trocarem de palanques e/ou de lideranças como se troca de grau ocular. A terra que já foi governada, por Raimundo Silveira Souza, Walter Cardoso, Nivaldo Silva, dentre outros, sempre teve a política como um processo de acordos e entendimentos. O povo estanciano já viu de tudo e na próxima eleição poderá ver mais um capítulo com único e exclusivo objetivo, um grande acordo para iniciar o processo de isolamento do atual prefeito Gilson Andrade.

Gilson tem se constituído como um líder MÃO DE FERRO, aquele líder que não retribui aos seus aliados o resultado e prestígio glamuroso do poder. Tem agido com rudeza com alguns aliados e se não tomar cuidado poderá pagar um preço político muito grande. Mas, como ele já foi deputado e está prefeito pode ser que isso já o contemple politicamente. Será?

Durante três semanas ou mais tenho conversado com membros dos mais diversos escalões da gestão municipal e da Câmara de Vereadores. O que percebi é que tem muita gente balançando a cabeça para o alcaide, mas, com o coração cheio de angústia e com o ego magoado. Portanto, uma reviravolta por dentro do próprio poder é possível e deverá acontecer.

Lembrei da eleição do ano de 2006 para o governo do Estado, onde vários amigos do saudoso e ex-governador João Alves que estavam contemplados no governo, mas, torciam para a vitória do também saudoso e ex-governador Marcelo Deda. E quando as urnas foram abertas o velho João não acreditou no que viu, uma derrota acachapante no 1° turno. Deda chamou esse fenômeno de voto melancia (verde por fora e vermelho por dentro) simbolizando as cores de campanha dos referidos candidatos naquela eleição. Poderemos ver isso acontecendo em Estância já em 2022 e segundo nossas fontes a possibilidade de um grande acordo entre o atual presidente da Câmara Municipal de Estância, Dr. Misael Dantas, com o ex-prefeito Dr. Ivan Leite poderá se materializar em breve.

Parece que está ficando claro para o Dr. Misael que o verdadeiro culpado da retirada de sua candidatura em 2018 não foi Ivan. Essa ficha caindo e a habilidade de Ivan em construir sempre novos acordos na política entre seus ex-aliados e adversários momentâneos pode gerar um dos acordos mais categóricos que a cidade poderia imaginar.

Segundo as informações de gente que está dentro dos poderes e com os ouvidos bem abertos, as conversas que rolam é que o Dr. Misael Dantas não iria mais uma vez abrir mão de seu projeto coletivo por conta das ambições familiares de ninguém. E que o mesmo considera Dr. Ivan Leite, um grande político, um excelente empresário e um homem público que sempre cumpriu acordos. Dessa forma, não teria nenhum problema em construir um projeto juntos. Será que tudo isso é verdade?

2022 é logo ali, e mesmo que não seja confirmada essa versão das informações aqui registrada não temos dúvidas que o tempo se encarregará de mostrar os próximos capítulos.

Aproveito para deixar o espaço da coluna totalmente aberto para o contraditório. Os citados têm todo direito de solicitar o direito de resposta e nossa coluna está à disposição para publicar.

Rapidinhas do Ponto a Ponto

Carlos Magno e Gilson Andrade Juntos
Certamente os dois médicos e políticos estarão juntinhos e no mesmo palanque em 2022. Como é de conhecimento de todos, o grupo do ex-prefeito Carlos Magno irá caminhar com o candidato à governo apoiado por Belivaldo Chagas, desde que o ex-vereador Tito Magno foi trabalhar na assessoria de deputado Luciano Pimentel. Agora é só aguardar para ver todos juntos no palanque e nas carreatas do próximo ano.

Zé Carlos do PT um militante que não foge da luta
Militante sindical e partidário, José Carlos Ferreira de Andrade, continua acreditando na luta e na unidade da classe trabalhadora. Para Zé Carlos as trabalhadoras e trabalhadores precisam entender que só existe uma solução para derrotar o fascismo de plantão em nosso país. É a vitória do Lula para recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento e da justiça social.

Cenário positivo para Ivan Leite em 2022
Pelo que parece a cidade de Estância só terá dois nomes para Deputado Federal. O de Titó e o do empresário e ex-prefeito Ivan Leite. Com esse cenário Ivan pode garantir um quantitativo de votos que o leve para Câmara Federal. O ex-prefeito já aparece em outdoor ao lado de sua esposa, ao que tudo indica, a pré-candidatura já está na rua para valer.

Artista Clemisson Cardoso constrói a cidade cenográfica do Natal Estanciano
A cidade cenográfica está sendo montada na Praça Barão do Rio Branco. Dessa vez o artista Clemisson Cardoso é o responsável pela criação e materialização do Natal da Estancianidade.
Está ficando um luxo e será construída em tempo recorde.

Petistas do sertão discutem nome de Márcio Macedo para Senado
Durante o último feriadão, o presidente do PT de Estância, Dominguinhos Machado, esteve no sertão sergipano e aproveitou para dialogar com petistas sobre a vaga de senado. Na conversa a tese do PT de também indicar o nome para a vaga do senado tem se fortalecido. O nome que o grupo defende é o de Márcio Macedo que além de vice-presidente Nacional do PT é um dos braços direitos de Lula e isso pode ajudar muito Sergipe em um futuro próximo.

Toma lá, dá cá do governo Bolsonaro
O governo precisa de 308 votos para que a PEC dos precatórios possa ser aprovada em segunda votação. No primeiro momento o governo teve votos de deputados do PDT e PSB. O que se sabe que esse final de semana a negociação será sem escrúpulos por parte do governo Bolsonaro, o presidente já deu carta branca ao presidente da Câmara Federal, o Deputado Artur Lira (PP/AL), para que o mesmo garanta aos deputados que votarem sim a proposta serão contemplados com as nomeações dos 2.600 cargos comissionados do DNIT E SPU. Hoje esses cargos são ocupados por militares.

Filme de Marighella
O filme com direção de Wagner Moura é uma narrativa sensacional, conta a história do revolucionário Marighella, um grande brasileiro que lutou até seu último suspiro para encorajar o povo a lutar pela dignidade, liberdade e democracia. O filme mostra de forma bastante clara um dos períodos mais impuros e esdrúxulos do Basil. As atrocidades cometidas em nome da soberania e da ordem, uma verdadeira aberração, foi um golpe fascista e antidemocrático. Assistam o filme está extraordinário e recomendo.

Universidade de Stanford coloca cinco pesquisadores da UFS entre os mais influentes do mundo
A Universidade Federal de Sergipe possui cinco pesquisadores entre os mais influentes do mundo, segundo atualização do levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA). São eles: Adriana Gibara Guimarães e Adriano Antunes de Souza Araújo (ambos do Departamento de Farmácia), André Faro Santos (Departamento de Psicologia) e Jullyana de Souza Siqueira Quintans e Lucindo José Quintans Júnior (ambos do Departamento de Fisiologia). Todos têm como área de pesquisa Farmacologia e Farmácia, exceto André Faro (Saúde Pública).

Rogério reúne os decanos(as) do PT
Na última quinta-feira o pré-candidato a governador Rogério Carvalho reuniu na sede do PT estadual alguns dos fundadores e fundadoras do partido aqui no estado. Participaram petistas atuais, ex-petistas e simpatizantes que iniciaram sua militância no início da década de 80. Na reunião debateram a conjuntura e oxigenou os militantes mais experientes do PT/SE.

Tecnologia 5G: Homem X algoritmo
A nova tecnologia irá contribuir em várias áreas, poderá facilitar e conectar ainda mais o ser humano a virtualidade. Mas, é preciso que consigamos ter a capacidade de atualizar ainda mais a legislação nesse segmento para não corrermos riscos de virarmos apenas algoritmos. Breve faremos um artigo sobre o que muda com 5G.

Iran Barbosa defende a permanência da Petrobras em Sergipe

O deputado estadual recebeu em seu gabinete na Alese, dirigentes do Sindipetro AL/SE que buscam o apoio do parlamentar contra a saída em definitivo da Petrobras dos estados de Sergipe e de Alagoas.
No diálogo, Iran reiterou o seu compromisso histórico na defesa da Petrobrás como patrimônio do povo sergipano e brasileiro, e colocou o seu mandato à disposição para fortalecer a luta em defesa da permanência da estatal nos dois estados e na região Nordeste.

Por Mario

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.