Ibovespa cai mais de 1% e dólar ronda R$ 5,15 com aversão global a riscos


Ciclo de alta de juros nos EUA, lockdowns na China e guerra na Ucrânia geram temores sobre desaceleração econômica

dólar subia 1,39%, cotado a R$ 5,146, por volta das 14h06 desta segunda-feira (9), refletindo uma disseminação do pessimismo entre investidores em relação à economia global e uma aversão a riscos.

No mesmo horário, o Ibovespa recuava 1,51%, aos 103.549 pontos, prejudicado pela cautela no mercado. Dentre os principais setores do índice, papéis ligados a commodities caem, enquanto os de bancos avançam, aliviando parte do recuo na sessão.

Sinalizações de altas de juros pelo Federal Reserve na casa dos 0,5 p.p. na última semana e o dado fraco de exportações da China aumentaram os temores de uma desaceleração econômica.

O foco do mercado nesta semana está na divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI na sigla em inglês) dos Estados Unidos referente a abril, um indicador de inflação importante que deve dar mais pistas sobre os próximos passos do ciclo de alta de juros no país.

Já no Brasil, o evento mais importante será a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, a medida oficial de inflação do Banco Central. Com o dado, o mercado espera ter mais clareza sobre a próxima alta de juros já sinalizada pela autarquia, e se ela realmente encerrará o ciclo iniciado em 2021.

Tanto em relação ao dado brasileiro quanto ao norte-americano, o mercado buscará sinais sobre um possível pico de inflação, o que facilitaria, no caso brasileiro, o fim do ciclo de alta de juros com uma elevação menor em junho e, no dos Estados Unidos, altas menores nas próximas reuniões, impactando menos a atividade econômica.

Fonte: CNN

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.