O que o deputado Iran Barbosa fez e pretende fazer em prol da cultura? CONFIRA!!!


Homenageado pelo Sated-Se
 
José Iran Barbosa Filho, o Professor Iran, nasceu em Aracaju, no Estado de Sergipe. Concluiu, aos 17 anos, a Educação Básica no Centro Educacional Presidente Vargas, escola da rede municipal de ensino de Aracaju.

Ingressou na Universidade Federal de Sergipe, sendo o primeiro colocado no vestibular de Licenciatura Plena em História do ano de 1984, curso que concluiu em 1988. Em 1989, retornou aos bancos da Universidade Federal de Sergipe e, em 1992, colou grau mais uma vez, como bacharel em Direito.

Sua trajetória na Rede Pública teve início em 1988, quando conseguiu a primeira colocação no Concurso Público para Professor de História da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e, em 2002, passa a acumular, como permitido pela Constituição Federal, o Cargo de Professor de História na Secretaria Municipal de Educação de Aracaju.

Iran também foi Professor Substituto da antiga Escola Técnica Federal de Sergipe e do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou História Econômica e Geo-História.

Tornou-se vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) em 1995. Em 1998, assumiu a presidência do Sindicato, sendo reeleito em 2001 e, em 2004, foi eleito para dirigir o Departamento Para Assuntos Jurídicos do mesmo merter escort sindicato.

Iran Barbosa também dirigiu a CUT-SE e entre os anos de 2002 e 2005, foi eleito para a Direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE.

Em 2004, Iran disputou, pelo Partido dos Trabalhadores, uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju e foi o segundo candidato mais bem votado para Vereador da capital sergipana.

 

Em 2006, Iran Barbosa foi eleito Deputado Federal para a 53ª Legislatura da Câmara dos Deputados, tendo sido o único Parlamentar Federal de Sergipe a representar o PT no Congresso Nacional entre os anos de 2007 e 2011.

Na Câmara Federal, atuou na Comissão de Educação e Cultura, além de presidir a Subcomissão Especial do Rio São Francisco. Foi um dos coordenadores nacionais da Frente Parlamentar da Terra e o coordenador estadual da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.

Por um curto período de tempo, em 2011, o Professor Iran foi o primeiro Secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania de Sergipe.

Em 2012, Iran Barbosa foi eleito, mais uma vez, Vereador em Aracaju, na condição de candidato mais votado nas eleições proporcionais municipais daquele ano.

Durante a Legislatura de 2013 a 2016, Iran integrou a principal Comissão Temática da Câmara Municipal, que é a Comissão de Justiça e Redação; além de ter atuado como membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Foi o líder da Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Aracaju durante toda a Legislatura 2013-2016.

Nas eleições municipais de 2016, o povo de Aracaju reconduziu Iran Barbosa como Vereador e, outra vez, como o mais votado da capital, com 8.809 votos.

E no pleito de 2018, após uma campanha difícil e sem acesso aos programas do Horário Eleitoral Gratuito, Iran Barbosa conquistou o voto de 26.961 sergipanos, sendo o oitavo deputado estadual mais bem votado e o primeiro do PT.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, foi o líder do Partido dos Trabalhadores entre fevereiro de 2019 e março de 2022. É membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e também da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.

Em 28 de março de 2022, entendendo que a mudança também faz parte da dinâmica da vida, e entendendo o momento político, compreendendo-o como sendo o momento de encerramento de um ciclo, no qual a sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores é parte desse processo histórico, Iran Barbosa filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, iniciando uma nova caminhada, na perspectiva de construir a vitória do projeto político compartilhado pela esquerda sergipana em favor dos trabalhadores e trabalhadoras e do povo de Sergipe.

Audiência Pública Hip-Hop

O QUE REALIZOU EM FAVOR DA CULTURA IRAN BARBOSA COMO DEPUTADO ESTADUAL?

O mandato do deputado estadual Iran Barbosa tem como um dos eixos principais de atuação a Cultura. Inclusive, em sua estrutura organizacional – construída no início da legislatura, no Planejamento Estratégico do Mandato para os 4 anos da atuação parlamentar – tem o Núcleo de Cultura, Esporte e Lazer, com assessores destacados para atuarem nesses setores. Este Núcleo tem como Objetivo Geral “consolidar a atuação do mandato como referência para a valorização da cultura, do esporte e do lazer em nosso estado, garantindo a participação da sociedade nos debates, atividades e fomento, em uma busca ativa para a construção e o fortalecimento dos diálogos com os segmentos interessados e para intervenções dentro do cenário”.

» Emendas ao Orçamento de 2020 (não impositivas)

  • Recursos para a realização da V Jornada de Estudos Arthur Bispo do Rosário e para o fortalecimento e fomento das Quadrilhas Juninas do município de Japaratuba;

  • Recursos para formação de grupos e gestores de teatro e circo do Estado de Sergipe na Grande Aracaju, Região Sul e Alto Sertão, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de diversões do Estado de Sergipe – SATED/SE;

  • Recursos para a realização de Seminário Estadual de Cultura em Danças Afro-brasileiras, no município de Aracaju.

» Emendas Impositivas ao Orçamento de 2021

  • Apoio para as despesas de custeio do Grupo Cultural Peneirô Xerém (Aracaju);

  • Apoio financeiro para custeio da Associação Cultural Raízes Nordestinas (Poço Redondo);

  • Recursos para aquisição de instrumentos musicais para a Cáritas Diocesana de Propriá;

  • Recursos para a Reforma do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE.

» Emendas Impositivas ao Orçamento de 2022

  • Recursos para aquisição de instrumentos e equipamentos musicais para a Associação Musical Lira Carlos Gomes (Estância);

  • Apoio à cultura local de Monte Alegre de Sergipe através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo;

  • Custeio das atividades da Associação Cultural Sertão na Arte (Nossa Sra. da Glória)

  • Recursos para Aquisição de instrumentos para a Banda Filarmônica Euterpe Santo Amarense (Santo Amaro das Brotas);

Recursos para Aquisição de livros para bibliotecas de Santo Amaro das Brotas

  • Recursos para Aquisição de Fardamento e Manutenção de Instrumentos para a Filarmônica Santo Antônio (Propriá);

  • Apoio à cultura local de Simão Dias através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

  • Recursos para desenvolver processos de formação de agentes culturais para atuar como multiplicadores em municípios do território do Alto Sertão através da Associação Cultural Raízes Nordestinas (Alto Sertão Sergipano);

  • Recursos para a Mostra de cinema, democracia e antirracismo do Terreiro Centro São Lázaro (Aracaju);

  • Recursos para custeio das atividades da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã;

  • Incentivo aos grupos culturais locais das mais diversas expressões da arte, através da Secretaria Municipal de Cultura (Cristinápolis).

» Projetos de Lei

  • Projeto de Lei nº 327/2021, de sua autoria, que institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, o Registro dos Mestres e Mestras do Folclore Sergipano.

» Leis Estaduais

  • Lei nº 8.655 de 24/01/2020 – Institui o ano de 2020 como “Ano do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe”.

  • Lei nº 8.779, de 16/10/2020 – Institui 2021 como Ano Cultural Educador Paulo Freire, como forma de homenagear o legado do pensador.

  • Lei nº 8.766 de 09/10/2020 – Inclui, no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado de Sergipe, o evento cultural intitulado “Grande Festa Amigos do Leite”, de Santa Rosa do Ermírio, Município de Poço Redondo.

  • Lei nº 8.768 de 09/10/2020 – Institui e inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o “Dia Estadual da Literatura de Cordel”

  • Lei nº 8.791 de 15/12/2020 – Inclui, no Calendário Oficial de ventos do Estado de Sergipe, o evento cultural religioso “Procissão de Corpus Christi do Município de São Cristóvão”.

  • Lei nº 8.881 de 19/08/21 – Institui o Dia Estadual da Etnia Cigana.

  • Lei nº 8.818 de 14/01/ 2021 – Dispõe sobre o reconhecimento e a valorização das atividades de Cordelista e de Cantador, e estabelece diretrizes para as Políticas Públicas em Cultura, Turismo e Educação, no âmbito do Estado de Sergipe, voltadas para o incentivo da Literatura de Cordel e da Cantoria.

  • Lei nº 8.933 de 14.12.2021 – Declara a “Empadinha de Aratu” de Terra Caída, Povoado do Município de Indiaroba, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe.

  • Lei nº 9.046 de 15/06/2022 – Institui o “Dia Estadual do Sanfoneiro”.

» INDICAÇÕES

  • Indicação 00299/2019 – SOLICITA AO GOVERNADOR E AO SECRETÁRIO DA

EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA, QUE DESENVOLVAM AS MEDIDAS NECESSÁRIAS, EM PARCERIA COM O MUNICÍPIO DE ARACAJU, PARA QUE SEJAM ORGANIZADOS, NO BAIRRO E CALÇADÃO 13 DE JULHO, EVENTOS DE CARÁTER CULTURAL, ARTÍSTICO E RECREATIVO, COMEMORATIVOS AO DIA MUNDIAL DO ROCK E DE RESGATE HISTÓRICO DO MOVIMENTO TENENTISTA EM SERGIPE.

  • Indicação 00083/2020 – SOLICITA AO GOVERNADOR E AO SECRETÁRIO DA

EDUCAÇÃO, QUE ADOTEM MEDIDAS QUANTO A PROMOÇÃO DA ARTE E DA

CULTURA NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, A EXEMPLO DE SHOWS E MOSTRAS VIRTUAIS, ATRAVÉS DA INTERNET.

  • Indicação 00098/2020 – EM VIRTUDE DA DECLARAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA, INSTITUÍDA ATRAVÉS DO DECRETO LEGISLATIVO Nº 1, DE 25 DE MARÇO DE 2020, SOLICITAM AO SENHOR GOVERNADOR E À SENHORA DIRETORA-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE CULTURA E ARTE APERIPÊ DE SERGIPE – FUNCAP, QUE SEJAM ADOTADAS MEDIDAS URGENTES PARA QUE O ESTADO DE SERGIPE, EM DIÁLOGO COM OS PROFISSIONAIS DE ARTE E CULTURA DO ESTADO, CRIE E COLOQUE EM EXECUÇÃO A “REDE DE PROTEÇÃO AOS ARTISTAS SERGIPANOS”.

  • Indicação 00100/2020 – SOLICITA AO GOVERNADOR E À DIRETORA-PRESIDENTE DA FUNCAP, QUE PROMOVAM, EM VIRTUDE DA DECLARAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA, O PAGAMENTO IMEDIATO DOS CACHÊS DEVIDOS E AINDA NÃO REPASSADOS AOS ARTISTAS SERGIPANOS.

  • Indicação 00168/2020 – SOLICITA AO GOVERNADOR E À SENHORA DIRETORA PRESIDENTE DA FUNCAP, A REALIZAÇÃO DE REFORMA GERAL NO TEATRO ESTADUAL LOURIVAL BAPTISTA, LOCALIZADO NA RUA LARANJEIRAS, BAIRRO GETÚLIO VARGAS, NESTA CAPITAL.

  • Indicação 00625/2021 – SOLICITA AO PREFEITO DE ARACAJU E AO DIRETOR PRESIDENTE DA FUNCAJU, QUE PROMOVAM A REFORMA DO MEMORIAL DA BANDEIRA, LOCALIZADO NA PRAÇA DA BANDEIRA, NESTA CAPITAL.

  • Indicação 00680/2021 – SOLICITA AO PREFEITO EDVALDO NOGUEIRA E AO

PRESIDENTE DA EMPRESA MUNICIPAL DE OBRAS E URBANIZAÇÃO – EMURB, ANTÔNIO SÉRGIO FERRARI, QUE SEJA PROVIDENCIADA A RECUPERAÇÃO DO ANTIGO FAROL DE ARACAJU, TOMBADO EM 1995 PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE SERGIPE.

  • Indicação 00156/2022 – SOLICITA AO GOVERNADOR DO ESTADO E À DIRETORA PRESIDENTE A FUNCAP-SE, QUE VIABILIZEM A ELABORAÇÃO DE PROJETO DE LEI CRIANDO UM AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA OS INTEGRANTES DA CADEIA CULTURAL CARNAVALESCA DO NOSSO ESTADO, DE FORMA INDIVIDUAL OU COLETIVA, INCLUINDO TAMBÉM OS VENDEDORES AMBULANTES.

  • Indicação 00392/2022 – SOLICITA AO GOVERNADOR DO ESTADO E AO SECRETÁRIO DA SEDUC-SE, QUE VIABILIZEM A CRIAÇÃO DE EDITAIS CULTURAIS REGIONAIS, VIA FUNCAP, DE ACORDO COM A DEMANDA DE CADA REGIÃO.

  • Indicação 00393/2022 – SOLICITA AO GOVERNADOR DO ESTADO E AO SECRETÁRIO DA SEDUC-SE, QUE ESTUDEM A VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DE UM FESTIVAL GASTRONÔMICO, NO ESTADO DE SERGIPE, A SER REALIZADO REGIONALMENTE, COM O OBJETIVO DE AMPLIAR E FORTALECER A ECONOMIA SERGIPANA E DIVULGAR A CULTURA GASTRONÔMICA DO NOSSO POVO.

  • Indicação 00468/2022 – SOLICITA AO GOVERNADOR DO ESTADO QUE VIABILIZE O MAPEAMENTO E ANÁLISE TÉCNICA DAS EDIFICAÇÕES E BENS HISTÓRICOS QUE SE ENCONTRAM EM ÁREAS DE RISCO E QUE PRECISAM DE RESTAURO EM SERGIPE.

» Outras ações na Cultura

  • Apoio à realização do lançamento da 1ª Coletânea Cultural do Povo Cigano de Sergipe

  • Apoio à aprovação da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura

  • Repúdio ao veto presidencial à Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura

  • Apoio à aprovação da Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura

  • 14/04/2022 – Reunião na Sala das Comissões – Mandato intermediou encontro com representantes de entidades dos profissionais da Biblioteconomia e dos conselhos estaduais de Educação (CEE) e de Cultura (CEC), realizado na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), para discutir os caminhos para efetivação da Lei nº 12.244/10, que prevê a existência de biblioteca em cada escola das redes pública e privada de ensino e aponta a necessidade de respeitar-se a profissão de Bibliotecário.

A reunião foi intermediada pelo deputado estadual Iran Barbosa, membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alese.

» https://iranbarbosa.com.br/2022/06/14/reuniao-na-alese-discute-bibliotecas-publicas-e-escolares/

  • 16/09/2021 – 100 anos de Paulo Freire – Durante a sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe

(Alese), na manhã da quinta-feira, 16, o professor e deputado Iran Barbosa usou a tribuna para destacar as diversas programações alusivas às comemorações do Centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira e sergipana.

https://iranbarbosa.com.br/2021/09/16/mandato-de-iran-barbosa-homenageia-o-centenario-depaulo-freire/

  • 24/03/2021 – Discurso na tribuna – O deputado estadual e professor Iran Barbosa expressou a sua preocupação, na sess ão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, quanto a informações que lhe foram passadas dando conta de que a Administração Municipal de Aracaju estaria planejando fundir as três bibliotecas públicas municipais da capital – Clodomir Silva, Ivone Menezes e Mário Cabral – em uma só, com os três acervos sendo transferidos para um único espaço.

https://iranbarbosa.com.br/2021/03/24/iran-defende-manutencao-e-ampliacao-de-bibliotecas-emaracaju/

  • 25/01/2021 – Webinário com Nita Freire – O deputado e professor Iran Barbosa promoveu webinário com o tema ‘O centenário de Paulo Freire e a importância do seu vasto legado’, com participação de Ana Maria Araújo Freire, a Nita Freire, como é mais conhecida, doutora em Educação pela PUC-SP, escritora e viúva do grande mestre.

https://iranbarbosa.com.br/2021/01/25/100-anos-de-paulo-freire-iran-promove-webinario-comparticipacao-da-viuva-do-educador/

  • 23/05/2019 – Palestra no Grande Expediente – Por iniciativa do deputado estadual Iran Barbosa, no Grande Expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe, foi realizada palestra para discutir “A Conjuntura Política das Bibliotecas Escolares e as Perspectivas da Documentação Escolar”. O tema foi abordado pela presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE), Telma de Carvalho. »

https://iranbarbosa.com.br/2019/05/23/bibliotecasescolares-e-bibliotecas-publicas-sao-tema-de-debate-na-assembleia/

  • 18/10/2019 – Audiência Pública – Com o tema “O Hip Hop como elemento de cultura, educação e cidadania”, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou Audiência Pública, por iniciativa do deputado estadual Iran Barbosa. Para debater o tema foram convidados os ativistas do movimento Hip Hop sergipano, Gerffeson Santos Santana (Mano Sinho) e Iza Jakeline Barros (Negratcha); a MC e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Yala Thamires Souza Santos; o rapper e advogado Thiago Borges; e o rapper e apresentador Anderson Clayton Passos (Hot Black).

https://iranbarbosa.com.br/2019/10/18/audiencia-publica-discutiu-o-hip-hopcomo-elemento-de-cultura-educacao-e-cidadania/

Apoio cultura cigana

 

Fonte: Blog Ação Cultural

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.