PT de Estância realiza plenária e analisa conjuntura municipal para 2024
Na tarde de hoje, 28, o Partido dos Trabalhadores no município de Estância, realizou uma plenária que dá legitimidade ao Diretório Municipal e diretrizes sobre o diagnóstico da situação do município, além de análises de conjuntura local, levantamento de demandas e necessidades, identificação das potencialidades e oportunidades, avaliação das ações, elaboração de propostas e programa de governo, definição de estratégias de campanha e construção de agenda de atividades visando o diagnóstico para campanha eleitoral.
A reunião contou com a presença de participantes de todas as correntes partidárias: CNB – Construindo um Novo Brasil, MS – Militância Socialista e AE – Articulação de Esquerda.
O presidente José Domingos Machado Soares, abriu a reunião falando da importância das atividades propostas pelo Partido dos Trabalhadores em todo o território nacional, principalmente dos avanços iniciais com o LULA 3.
A análise de conjuntura local, feitas pelas correntes CNB e MS, com Joaldo Santos e o vereador Artur Oliveira respectivamente, que fizeram um apanhado do momento político na cidade de Estância, exemplificando situações fundamentais para que o partido avance e possa ampliar o número de cadeiras no parlamento, bem como, chegar à prefeitura.
O vereador Artur deu como informe a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal, que será realizada neste dia 30/10, às 9 horas no CREJA, e disse que apesar da “importante mobilização feita pelo Campus da UFS em Estância, essa é uma luta que já vem de longa data, com atuação direta de vários agentes políticos e da sociedade, foram muitos prefeitos, vereadores, entidades da sociedade civil que encamparam lá atrás o desejo e a necessidade de um campus federal no município”.
O presidente Dominguinhos concordou com o vereador Artur e disse: “a luta pelo campus da UFS é de todos; e é antigo esse sonho, feito por parlamentares, prefeitos da região e que agora volta a ganhar força com o governo Lula, que é um governo comprometido com a educação e sem falar no apoio incondicional que o ministro Márcio Macedo está dando nessa tarefa e que se Deus quiser e permitir nós vamos conseguir trazer para Estância esse campus”.
O dirigente Dilson Águia (AE) falou da importância da unidade partidária e do campo progressista: “Se não houver uma boa conversa para amadurecer a ideia de unidade com critérios sólidos para que todos saiam ganhando dificilmente conseguiremos êxito. É preciso que estejamos todos em torno de um projeto para que a gente consiga convencer o conjunto da sociedade”
O presidente Dominguinhos reforçou a fala do companheiro Dilson e disse: “No PT tem espaço para todo mundo ganhar. Temos total condição de em torno de um projeto político em que todos saiam ganhando, o Partido dos Trabalhadores em Estância pode sim, construir uma unidade em 2024 e ampliar o número de cadeiras na câmara de vereadores”.
Foram debatidas demandas e necessidades que o município precisa e o modelo petista de governam, além das estratégias de campanha eleitoral, ficando uma reunião agendada para novembro com data definida por todas as tendências.
Por Cláudio Hiroshy