Valadares agora é estadual


Antônio Carlos Valadares, o químico e advogado, que com a astucia de um bom simãodiense logrou êxito em sua trajetória política. Mesmo no auge de seus 78 anos, confessa está em sua melhor forma, está extremamente lúcido, amadurecido e com a sagacidade e viralidade política de quando tinha seus 40 anos.

Valadares é um dos políticos sergipanos que mais ocupou cargos eletivos. Iniciou como prefeito de Simão Dias sua terra natal, depois foi deputado estadual, federal, governador e por 24 anos ocupou uma cadeira no Senado da República.
É bem verdade que todas essas conquistas foram resultados de sua capacidade de articulação pelos diversos grupos políticos dos quais fez parte.

Uma de suas mais astutas parcerias foi quando se vinculou numa aliança política em 1994 ao Partido dos Trabalhadores dialogando muito fraternalmente com Marcelo Deda e Zé Eduardo Dutra.
Mas, na vida existem erros e acertos e na política não é diferente. Com a saída dos Valadares do grupo original construído por Deda e Dutra, o PSB/SE acumulou sucessivas derrotas.
Acredito que duas situações contribuíram para essas derrotas, a primeira foi o afastamento direto do PT/SE,  a segunda foi o voto favorável de Valadares e Valadares Filho no impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Contudo, os Valadares estão fazendo o caminho de volta para o grupo que tiveram juntos performance excelentes durante muitos anos.
Com a pré-candidatura a governador de Rogério Carvalho, a aliança política entre o PT e PSB está praticamente selada e os Valadares já definiram a tática desse reencontro com os petistas.
O ex-senador Valadares já definiu que é pré-candidato a Deputado Estadual para 2022 e fará dobradinha em particular com seu herdeiro político Valadares Filho que disputará uma vaga para Câmara Federal. Essa tática reforça a tese de que para manter o PSB em Sergipe forte é preciso que os Valadares tenham mandato.

Tudo resolvido dentro do PSB, agora é acompanhar como se dará a ampliação desse bloco que se forma em torno da liderança do Senador Rogério Carvalho.
A chance de dar tudo certo para os Valadares são grandes, visto que, uma das dificuldades para quem disputa uma vaga  proporcional numa eleição é justamente a garantia de ter um palanque com densidade eleitoral e o de Rogério certamente terá.

Rapinhas do Ponto a Ponto

Suely Barreto X Adriana Leite X Gabriela Menezes X Alinete Soares
A presidente do Diretório do Cidadania em Estância/SE, Suely Barreto, irá ser candidata a Deputada Estadual. Dessa forma a bela cidade Jardim poderá ter quatro mulheres disputando a mesma vaga em 2022.
Agora é aguardar e ver quem realmente ganhará a simpatia e voto dos estancianos.

Feriadão com André Moura
O ex-deputado e condenado pela justiça André Moura passou o feriadão no litoral estanciano recebendo várias lideranças políticas do estado. O tom das conversas foram as eleição 2022. Contudo, sabemos que político sem mandado, o apito é mudo e caso o André não tenha possibilidades jurídicas para disputar em 2022 já se movimenta para orientar e participar da eleição de alguns amigos, assim diminui um possível escanteamento a partir de 2023.

Edvaldo Nogueira em Dubai
Edvaldo participou da Expo 2020 Dubai, a convite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é presidente.
O prefeito da capital sergipana aproveitou o máximo da viagem para trazer na  bagagem muitas idéias e aperfeiçoamento dos processos da gestão pública principalmente na área da saúde e tecnologia que era o tema da Expo 2020 Dubai.

Edvaldo bom gestor
Uma das principais características de Edvaldo é sua capacidade de gerir a máquina pública como um político que paga em dia o funcionalismo e também um realizador de obras. Já na política Nogueira tem dificuldades de aceitar o modelo tradicional e com isso acaba contrariando muita gente. Enquanto um dos pré-candidatos do bloco do governo vai tentar conquistar a vaga mostrando que é o mais preparado para assumir a gestão do governo de Sergipe.

Márcio Macedo segue articulando
Semana passada o vice-presidente Nacional do PT, Márcio Macedo, passou a semana no Estado de Alagoas. MM participou de uma plenária de filiação com novos filiados, debateu a conjuntura e aproveitou para comemorar ao lado de diversos correligionários, o aniversário de Lula.

Misael Dantas e o desafio da decisão
A política não é mesmo diferente da vida, o atual presidente da Câmara Municipal de Estância/SE, Dr. Misael Dantas (PSC) terá que fazer uma difícil escolha. Caso seja candidato a deputado estadual sem o aval do prefeito Gilson Andrade (PSD), poderá não receber o apoio necessário da gestão municipal, abrindo-se uma fissura na sua relação com o executivo municipal. Será que ele terá coragem de se rebelar?

Novembro Azul
E o movimento Novembro Azul vem para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo que atinge 1 a cada 8 homens no país.
Devemos usar o mês de novembro como uma ferramenta para incentivar essa quebra de tabu, para que homens visitem médicos e façam os exames necessários para prevenir e garantir o combate à doença.

Eliane Aquino fica ou não com Belivaldo Chagas?
A vice-governadora Eliane Aquino ainda não deu nenhuma declaração sobre o rompimento do PT com o governo Belivaldo.
Nas conversas de bastidores, de acordo com algumas pessoas ligadas a governadora, ainda tem esperança de haver uma unidade entre o PT e o grupo do governo. Será?

Luiz Roberto, bom gestor e pronto para assumir uma vaga na assembleia
O presidente da Emurb Luiz Roberto Dantas de Santana poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe. Os amigos mais próximos acreditam que por ser um dos assessores do prefeito Edivaldo Nogueira que mais têm se destacado. Assim é possível acreditar que Luiz Roberto que já provou que é um bom gestor, caia em campo e consiga uma vaga no parlamento sergipano em 2022.

Lula receberá na França o Prêmio Coragem Política 2021

Para o desespero dos bolsonaristas, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pela revista Politique Internationale, da França, para receber o Prêmio Coragem Política 2021. De acordo com a publicação, Lula foi escolhido por seu trabalho como presidente do Brasil entre 2003 e 2011. A revista diz que as gestões de Lula são “uma obra marcada pelo desejo de promover a igualdade racial e social em seu país”, ressaltando que, na sua gestão, 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza.

 

Mário Dias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.