Carta pela democracia salta de 3.000 para 100 mil adesões em menos de 24 horas


Entre os novos signatários estão os ex-ministros do STF Joaquim Barbosa e Nelson Jobim

Fachada do prédio da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em São Paulo – Eduardo Knapp – 20.jan.2022/Folhapress

“Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” já angariou 100 mil adesões em menos de 24 horas após ser aberta ao público. O documento, que começou com a assinatura de 3.000 pessoas, entre banqueiros, empresários, juristas, atores e diversas outras personalidades, será lançado em evento na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, no dia 11 de agosto.

O texto defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia contra ataques e afirmações golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Banqueiros como Roberto Setubal, Pedro Moreira Salles e Candido Bracher, do Itaú Unibanco, assinam o texto.

Os ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa e Nelson Jobim são também os mais novos signatários da carta, que já conta com o apoio de outros nove ex-ministros da corte, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

Dos que já se aposentaram da mais alta corte do país, assinam Carlos Ayres Britto, Carlos Velloso, Celso de Mello, Cezar Peluso, Ellen Gracie, Eros Grau, Marco Aurélio Mello, Sepúlveda Pertence e Sydney Sanches.

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa participa de reunião em Brasília  – Pedro Ladeira – 19.abr.2018/Folhapress

Em julho do ano passado, Joaquim Barbosa quebrou um silêncio de quatro anos sem dar entrevistas para conversar com a coluna sobre a possibilidade de adoção do semipresidencialismo no Brasil.

Na ocasião, ele demonstrou preocupação com bravatas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e com a nomeação de militares para cargos públicos. “Ele [Bolsonaro] povoou toda a administração pública com militares. Instituiu privilégios enormes para eles e tenta associá-los à sua agenda autocrática, nem um pouco democrática, ditatorial e golpista”, afirmou o ex-presidente da corte.

“Bolsonaro faz suas bravatas e ameaças, mas ele vem sendo contido sobretudo pelo poder Judiciário, pelo Supremo Tribunal Federal”, disse ainda.

As assinaturas para o documento estão sendo coletadas pela Faculdade de Direito, com a ajuda do grupo Prerrogativas e de outras entidades da sociedade civil.

Considerada uma resposta às ameaças golpistas de Bolsonaro, a carta pela democracia nasceu a partir de um grupo de ex-alunos da Faculdade de Direito da USP que pretendia homenagear os 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, lida na mesma instituição, no Largo de São Francisco, em 1977.

“O professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos”, diz o texto.

Os ex-ministros José Carlos Dias e José Gregori, os professores José Afonso da Silva e Miguel Reale Júnior e os advogados Maria Eugênia Raposo da Silva Telles e Celso Mori são alguns dos nomes que assinaram a carta de 1977 e agora endossam a sua reedição sob o governo Jair Bolsonaro.

Novos apoios da sociedade civil estão sendo recebidos por meio do site “Estado de Direito Sempre!”.

ex-ministro do STF Celso de Mello faria a leitura do documento no Pátio das Arcadas, no dia 11 de agosto, mas cancelou sua participação por questões de saúde.​

Em carta enviada ao ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Luiz Antônio Marrey, revelada pela coluna, Celso de Mello insistiu que seu nome aparecesse entre os signatários da iniciativa, fez duras críticas a Jair Bolsonaro, a quem chamou de “presidente menor”, e pediu que o povo se insurja contra “tentações autoritárias”.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.