Cinco perguntas clássicas feitas durante as entrevistas de emprego


É muito comum ao ser convidado para uma entrevista, que o candidato busque saber o que a empresa vai “perguntar”, até mesmo ficando bastante nervoso talvez pensando que vai dar um branco ou que não vai saber responder. Desde já, deixo claro, que não existe uma lista obrigatória de questionamentos a serem seguidas pelo RH – Recursos Humanos. Porém em geral são feitos questionamentos que estimulam o candidato a externar em palavras os pensamentos, motivações e atitudes dele diante da empresa e do trabalho proposto.

Segue abaixo uma lista das perguntas mais frequentes e o que o recrutador espera com a sua resposta.

  1. QUEM É VOCÊ?

Ao perguntar sobre isso, o recrutador não quer saber da sua vida pessoal e sim profissional, por isso tome muito cuidado com o que vai falar.

#FICADICA: Nesse momento fale sobre suas realizações na carreira profissional, você também pode falar sobre as fases da sua caminhada profissional.

  1. POR QUE VOCÊ QUER TRABALHAR CONOSCO?

Saiba sobre a empresa na qual você está participando da seleção, sempre tenha algo positivo que a empresa faz e que para você enquanto profissional é agradável.

#FICADICA: Pesquise na internet (de preferência no site da própria empresa) sobre sua fundadação e quais são sua visão, missão e negócios, isso o ajudará a argumentar o porquê de você querer trabalhar em determinada empresa.

  1. VOCÊ DESENVOLVE UM BOM TRABALHO EM EQUIPE?

Um bom profissional deve ser uma pessoa boa e fácil de se lidar no ambiente de trabalho, pois o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento empresarial e profissional dos envolvidos. Ao ser feito essa pergunta, dê uma resposta melhor que um simples “sim”.

#FICADICA: Ao responder, dê um exemplo de como você trabalhando em grupo já obteve um bom resultado proveniente da equipe em que fez parte, isso mostrará na prática o seu bom relacionamento em grupo.

LEIA TAMBÉM

  1. QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS?

Nesse momento o recrutador, estará bem atento a sua resposta pois ele avaliará como sua personalidade poderá ser de ajuda ou talvez atrapalhar seu desempenho profissional.

#FICADICA: Pense antes de responder e ao falar sobre suas qualidades, lembre-se de citar algo relevante à sua função e quando for responder o defeito ou o “lado negativo” cite algo que seja de menos importância para a vaga, ou seja, algo que você não usará no seu trabalho.

  1. VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE A VAGA?

Esse é uma ótima oportunidade para o candidato se destacar sobre os demais, use essa oportunidade para se referir a pontos principais sobre a entrevista e desenvolver um pouco mais sobre esse assunto, esse momento poderá ser uma grande oportunidade de finalizar com chave de ouro!

#FICADICA: Nunca utilize essa oportunidade de falar para perguntar sobre salario ou folga de trabalho, fazer isso poderá passar uma má primeira impressão para empresa, deixe esse assunto para a próxima fase do processo.

No geral, para se sair bem, você deve estar preparado com informações sobre a empresa, saber o que você quer profissionalmente e como poderá ser útil para a empresa da qual pretende fazer parte. Isso o ajudará a ser claro e assim conquistar a sua tão desejada vaga no mercado de trabalho.

Continue seguindo nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades e dicas sobre o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.