Eleições 2022: Pré-candidaturas estancianas!


A cidade de Estância terá um cenário fértil do ponto de vista da disputa eleitoral. As candidaturas expostas até o momento dão sinais que o grupo que lograr êxito poderá chegar com boa parcela da estrada pavimentada para 2024. Teremos pré-candidatos para todos os gostos nestas eleições aqui na cidade, dos mais à esquerda a extrema direita.

Iniciando essa odisseia pré-eleitoral estão confirmados até o momento os nomes de: Adriana Leite (PODEMOS), Suely Barreto (CIDADANIA), Márcio Sousa (PSOL), Misael Dantas (UNIÃO BRASIL), Dudu (PT), Zé Nelson (PSB), Magno de Jesus (DC), Ivan Leite (…) é Titó (Avante).

É claro que eleição é sempre uma caixinha de surpresas e até a data das convenções tudo isso pode mudar. Mas, nesse momento são os principais nomes que poderão enfrentar a batalha hercúlea da disputa eleitoral de outubro próximo.

A Cidade Jardim de Sergipe atualmente têm aproximadamente 48 mil eleitores, isso pode mudar para mais até dia 04 de maio com a inscrição eleitoral dos jovens que completam 16 anos neste ano. Mesmo próximo dos quase 50 mil eleitores a média de votos válidos tem sido entre 33 mil e 36 mil votos.

Tendo como parâmetro as eleições anteriores é possível imaginar que cerca de 35% dos votos válidos dos estancianos possam ser distribuídos com candidatos de referência regional ou estadual, sendo assim, cerca de 24 mil votos poderão ser distribuídos com os candidatos com base eleitoral na cidade fundada por Pedro Homem da Costa.

Resumidamente irei colocar as impressões que tenho dos pré-candidatos e pré-candidatas que até o momento estão confirmados para o pleito de vinte e dois. Iniciando pelas mulheres que irão disputar temos dois nomes: Suely Barreto e Adriana Leite.

Suely Barreto, jovem senhora e experiente agente política, uma mulher que defende posições duras e que tem amadurecido bastante ao longo de sua trajetória política. É uma voz feminina forte e com ideias relevantes, tem serviços prestados a cidade e região. Na última eleição municipal fez um debate interessante sobre a cidade e ficou entre os quatro colocados. Ao lado de seu líder Senador Alexandro Vieira deverá ser uma das principais apostas do CIDADANIA na Região Sul.

Adriana Leite, ex-vice-prefeita de Gilson Andrade de 2017 à 2020. Como Gilson, Adriana tem sua carreira política construída ao lado do ex-prefeito Ivan Leite. Evangélica, conservadora e uma voz altiva na defesa da família tradicional e nos preceitos religiosos, Adriana já tem experiência de uma disputa no âmbito estadual. Foi candidata em 2018 e chegou na marca de quase 14 mil votos, por pouco não chegou a ter um assento na Assembleia Legislativa de Sergipe. É bem verdade que na época, a candidata recebeu o apoio do prefeito Gilson Andrade, hoje sem o apoio de GA a história poderá ser diferente.

Magno De Jesus, jornalista bem conceituado, ex-conselheiro tutelar e experiente profissionaf da administração pública. É proprietário do Jornal, Rádio Web e site ‘A Tribuna Cultural’. Magno sabe que não será uma eleição fácil para candidatos com seu perfil e tradição, mesmo assim, enfrentará o “bom combate” na disputa por uma vaga na ALESE.

Professor Dudu, fundador do Partido dos Trabalhadores na cidade têm a árdua e implacável tarefa de superar os concorrentes internos e da Federação a qual faz parte. A Federação do PT em Sergipe, poderá deixar os autênticos petistas de fora da disputa real por uma cadeira no parlamento sergipano. Além dessa dificuldade conjuntural interna, fatores externos como o hiato nas disputas eleitorais podem materializar numa frágil performance eleitoral. É bem verdade que Dudu tem o apoio de parte dos sinteseanos, mas, hoje o SINTESE é uma base em plena disputa e isso também pode dificultar alguns arranjos eleitorais.

Zé Nelson, ex-prefeito e sem dúvida uma liderança forte da Cidade Jardim. Retornando a casa do PSB, Zé Nelson poderá disputar uma vaga para estadual ou federal. É um político experiente e popular, conseguiu eleger seu filho, Flávio Brasil, como o vereador mais votado da cidade no pleito de 2020. Mas, como disputou eleições numa conjuntura onde uma parcela significativa da sociedade era totalmente diferente da atual. Esse seu modo arrojado sem dúvida lhe proporciona uma certa vantagem, mas, o seu populismo poderá não empolgar a geração 2.0 dos estancianos. Mas, será um forte candidato, agora para ganhar um mandato dependerá de muitos outros fatores.

Misael Dantas, recém filiado ao União Brasil, atual presidente da Câmara Municipal, vereador bem articulado e um político astuto e habilidoso. Irá dividir o eleitorado bolsonarista e os fundamentalistas com a Adriana Leite. Declarado como pré-candidato do prefeito Gilson Andrade, é importante registrar que independente do desgaste ou não da gestão acaba sendo um apoio importante para a musculatura eleitoral na disputa. Naturalmente alguns fatores podem ajudar e outros deverão o distanciar de uma parcela significativa do eleitorado municipal. Mas, o Misael é um nome regional e poderá receber apoios que lhe garantam uma possibilidade real de disputa.

Marcio Sousa, fundador do PSOL em Sergipe é a liderança mais forte do seu partido no interior do Estado. Na Cidade Jardim representa hoje a segunda maior força eleitoral, saindo na eleição de 2020 com quase 13 mil votos dos estancianos. Foi lançando recentemente pelo presidente Nacional do PSOL como pré-candidato a Deputado Estadual. Juntando esses fatores, sua força política real na cidade e um possível apoio do movimento Polícia Unida, é, um dos possíveis nomes com chances reais para conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Titó, “Neto de Seu Raimundinho”, e um político nato e insistente, é neto de um dos maiores prefeitos que a cidade de Estância já teve. Foi candidato à prefeito na eleição de 2020, ficou na última colocação, mas, mesmo assim saiu da eleição satisfeito e com muito mais virilidade política para disputar uma vaga nas eleições desse ano para Câmara Federal. Titó tem carisma, é conhecidíssimo, além é claro de pertencer uma família de tradição política. Resta agora o Titó convencer o povo estanciano e sergipano da necessidade que Sergipe e o Brasil tem de um político com o seu perfil.

Ivan Leite, Bolsonarista por convicção, o empresário e ex-prefeito goza de boa saúde e experiência suficiente para construir uma forte campanha. Entretanto, é importante registrar que Ivan desde de 2014 não tem dado sorte eleitoral nas disputas onde colocou seu nome. Recentemente com o seu afastamento político do grupo do prefeito Gilson Andrade, várias de suas históricas lideranças optaram em ficar com Gilson. É óbvio que essa situação fragilizou muito o ex-prefeito Ivan Leite. A disputa por uma vaga na Câmara Federal não é algo tão simples, sem falar que ele compartilha de dobradinha eleitoral com sua esposa Adriana Leite. Isso por si só, limita a sua ampliação eleitoral, outro fator é a falta de lideranças com referências eleitorais na Região Sul e Centro Sul.

É importante frisar que a avaliação posta aqui, é fruto da leitura conjuntural desse momento, óbvio que muito coisa poderá acontecer e sendo assim, tudo pode mudar. O mais certo é que Estância terá  nomes na disputa eleitoral e que todos enfrentarão suas dificuldades, os que menos errarem e os mais articulados poderão chegar no final dessa maratona no pódio.

Rapidinhas do Ponto a Ponto

Professores podem votar na mudança em eleição do SINTESE
“Alea jacta est”. Nessa eleição do SINTESE professoras e professores tem uma outra opção de voto. Tanto no Estado com a chapa de oposição SINTESE PELA BASE e na Sub-sede Regional Sul a chapa SINTESE PARA VOCÊ. Entendo que quanto mais chapas disputando, fortalece o movimento sindical e reoxigena a luta.

São João de Estância poderá acontecer sem tradição cultural
As informações declaradas no programa do radialista Dussantus é que a realização dos 30 dias do tradicional festejo junino na Praça Barão do Rio Branco ainda não está confirmada pelo prefeito Gilson Andrade. A justificativa da gestão é que por conta da reforma da praça com previsão de conclusão da obra em12 meses é que esse ano o município teria dificuldades em construir a cidade cenográfica, por onde passa diversas apresentações de brincantes, mestres da tradição junina e artistas locais. Segundo o próprio Dussantus a gestão precisa fazer o máximo de esforço e garantir além dos grandes shows no forrodrómo, priorizar também a parte mais importante dos festejos juninos. “Se a Praça será reformada que seja feito a parte tradicional e cidade cenográfica no forrodrómo. O que não pode acontecer é deixar de fazer.” afirma Dussantus.

Carlos Magno e Tito viram aliados de André Graça
O Vice-prefeito André Graça não brinca em serviço, reforçou o time do Partido Progressista (PP) com a chegada do ex-prefeito Carlos Magno e do seu filho o ex-vereador Tito Magno. Com essa aproximação partidária o André começa a construção de seu projeto para 2024. Danadinhos!

Kaique Freire poderá indicar Secretaria de Juventude
O jovem parlamentar tem demonstrado que é sagaz e muito habilidoso. Agora como vice-líder do prefeito Gilson Andrade no parlamento o edil poderá indicar o próximo/a secretário/a de Juventude e Desporto do município. Segundo fontes, alguns nomes já estão inclusive sendo sondados para assumir a tarefa.

Magistério só receberá retroativo depois das eleições
A gestão do prefeito Gilson Andrade não suportou a pressão do magistério estanciano e teve que ceder ao reajuste de 33,24% assegurado por Lei. A pegadinha é que o alcaide informou através de ofício que só irá discutir o retroativo em 17 de novembro de 2022. Ou seja, depois da eleição!

Vereador Cristóvão Freire poderá ser o próximo presidente da Câmara
Parlamentar experiente, o advogado Cristóvão Freire, atual líder do prefeito Gilson Andrade na Câmara Municipal poderá chagar a presidência do parlamento. Na eleição que seria realizada de forma antecipada o prefeito Gilson tinha como certeza sua vitória para o atual presidente Misael Dantas.  Vamos aguardar e conferir as próximas pedras jogadas no tabuleiro!

Filha do prefeito Gilson assumirá Assistência Social
Prefeito Gilson Andrade fez uma minúscula reforma administrativa, nessa reforma a sua filha a Dra. Gabriela Meneses assumirá o comando da Secretaria de Assistência Social. Nos senadinhos o que anda se falando é que uma secretaria com um orçamento maior e com possibilidade mais visibilidade, Gilson irá preparar a filha para assumir um grande desafio político em 2024. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Márcio Macedo assume mandato ainda essa semana
A previsão é que na próxima terça-feira, 06, dar-se-á a posse do Deputado Federal Márcio Macedo que assumirá  definitivamente o mandato. Com isso o PT de Sergipe ficará com duas das oito vagas na Câmara Federal. Dentro do PT, a CNB, corrente a qual Márcio faz parte se fortalecerá bastante e poderá interferir com mais profundidade na tática e estratégias das eleições de outubro próximo.

SINDSEME divulga fotos de vereadores em outdoor
A Cidade Jardim acordou no final de semana com um outdoor onde consta as fotos dos 13 vereadores que segundo a direção do Sindicato dos Servidores Públicos dos Poderes Executivo e Legislativo de Estância e Arauá, os parlamentares votaram a favor do reajuste de índice inflacionário, mas, não cumpriram o acordo com o Sindicato para rever a situação do valor do salário base de diversas categorias que recebem abaixo do salário mínimo.

Everton Ribeiro assume SECOM
A imprensa estanciana está com uma grande expectativa no novo Secretário Municipal de Comunicação. Nos últimos 5 anos 90% dos recursos da comunicação foram destinados para imprensa aracajuana. Agora é aguardar e conferir se a relação com a imprensa municipal irá mudar de verdade. Uma outra reclamação é a falta de atenção no tocante as respostas públicas quando setores da imprensa municipal fazem questionamentos de serviços e ações da gestão. Entretanto, quero parabenizar e desejar sucesso ao novo secretário meu amigo Ribeirinho.

Rogério Carvalho: Jackson Barreto ou PSOL
Rogério poderá ter uma das grandes chances de liderar a esquerda sergipana. Mas, pode optar em ressuscitar e entregar o seu capital político/eleitoral nas mãos de raposas. O PSOL colocou como questão ‘sine qua non’, o apoio a RC. Se o PSOL não tiver a garantia da vaga de Senador não caminhara com Rogério no primeiro turno e terá candidato a governador.

 

Por Mário Dias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.