Encceja 2019: provas acontecem neste fim de semana


Participantes precisam ficar atentos aos horários

Os participantes que irão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), devem ficar atentos aos horários e recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, instituição que coordena e aplica as provas em todo o Brasil. Neste domingo, 25, em Sergipe, as provas acontecerão em Aracaju e nas sedes dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Simão Dias.

A aplicação das provas ocorrerá nos turnos da manhã e tarde, com horário de início e encerramento. Os candidatos que serão submetidos às provas nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio devem se atentar às seguintes recomendações: os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45, o início será às 9h, para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar às 14h30 até às 15h15, o exame será aplicado às 14h30, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Ensino Fundamental

O exame do Ensino Fundamental será dividido em quatro provas, sendo elas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia. Porém, em cada período, apenas duas provas serão aplicadas.

Pela manhã, das 9h às 13h, acontece a aplicação da Prova I: Ciências Naturais e Prova II: Matemática.

À tarde, das 15h30 às 20h30, os candidatos serão submetidos a Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Prova IV: História e Geografia.

Ensino Médio

Os participantes que optaram pela modalidade de Ensino Médio responderão às questões das seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Das 9h às 13h, a aplicação ficou dividida da seguinte forma: Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Prova II: Matemática e suas Tecnologias.

Das 15h30 às 20h30, o primeiro dia de aplicação, encerra-se com a Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Local de prova e recomendações

Os participantes também já podem acessar o cartão de confirmação do Encceja 2019 e consultar o local de prova. As informações estão disponíveis na página do participante www.enccejanacional.inpe.gov.br/encceja.Para ter acesso, basta logar com CPF e senha cadastrados.

No dia da prova, é necessário apresentar um documento oficial com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A entrada com lanche será permitida, mas passará por vistoria.

Telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, além de outros pertences não permitidos, deverão ser guardados em envelope porta-objetos, disponibilizado pelos fiscais. Esse material deve permanecer lacrado e identificado debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local em cada turno do Exame.

Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.