Gilson Andrade poderá ser o grande vencedor do pleito 2024


Entre agrados e desagrados, o prefeito Gilson Andrade, tende a ser o grande vencedor das eleições municipais de 2024. Segundo algumas pesquisas de consumo interno, os preferidos do prefeito Gilson Andrade estão entre as primeiras posições para o parlamento estanciano. Marta e Breno, contam além do prestígio e do apoio pessoal do prefeito, segundo alguns servidores comissionados, com o apoio da maioria das lideranças da gestão. Basta relembrar, que em 2020, Breno Vitor entrou na disputa de última hora e por pouco não ficou com a vaga do vereador Kaique Freire (PSD), à época no PV, obtendo 648 votos, ante os 685 de Irmão Augusto e os 705 do eleito Kaique.

Segundo alguns rumores, como o presidente da Câmara, Dr. Cristóvão Freire (UB), foi o indicado pelo prefeito Gilson Andrade e será o candidato a vice na chapa majoritária encabeçada por André Graça, algumas lideranças do edil foram rapidamente absorvidas pelas pré-candidaturas de Breno Vitor e Marta Monteiro. Será? Porque, ao que parece, já há vereadores insatisfeitos com certas movimentações ocorridas recentemente, principalmente na Zona Rural.

O fato é que com uma jogada de mestre, o prefeito Gilson Andrade poderá eleger dois vereadores do seu convívio e plena confiança. Afinal, Gilson tem Breno como um filho e Marta como um braço direito. E são pessoas que estão construindo política com ele há um bom tempo, como o mesmo relatou por telefone no Programa Gata Amarrada, quando Fabricio Soares “o porta-voz do chapão”, se disse insatisfeito.

Diante deste cenário, agora dá pra entender o porquê, do desespero de alguns integrantes e o alvoroço exacerbado no chapão, que têm 10 (dez) pré-candidatos com mandato, mas que, segundo alguns especialistas em contas eleitorais, o “chapão da morte” fará de 5 (cinco) a no máximo 6 (seis) vereadores em 2024, além de ter nomes de peso sem mandato como o da própria Marta Monteiro, Tito Magno e Larissa Morais, filha do saudoso Sérgio da Larissa.

De acordo com fontes próximas aos vereadores Léo de Fá e Matheus Noventa, ambos não disputarão as eleições, o que piora, ainda mais, o cenário dentro do chapão, apesar de Matheus reafirmar a pré-candidatura, conforme divulgado pelo portal Comunicando, pessoas próximas ao vereador dizem que é muito pouco provável que ele dispute o pleito e que está aguardando a hora certa de desistir. O PSD tem em seu quadro de filiados, Gustinho Vieira, que poderia ser um bom nome para substituição, mas, rola um burburinho que ele e seu agrupamento já estão com apoio fechado para Breno Vitor (PSB), o que demonstra ainda mais, a habilidade do prefeito Gilson Andrade nas construções e amarrações políticas.

O fato é que Kaique Freire, Zé da Paz, Alinete Soares, Sandro de Bibi, Dode, Flávio Brasil, Tertuliano Pereira e Jorginho da Praia, agora um G8, terão uma grande batalha pela frente, podendo dentre estes mencionados apenas 4 (quatro) ou 5 (cinco) obter êxito.

Como já dito, o prefeito Gilson Andrade poderá se sagrar o grande vencedor deste pleito, indicou o pré-candidato a prefeito à sucessão, que lidera as intenções de voto segundo pesquisas de consumo interno, depois na briga interminável pela indicação da vice, onde muitos apostavam que seria uma indicação do governador, outros que seria de André Moura, e tinha ainda os mais ariscos que diziam que seria uma indicação do parlamento, mas silenciosamente o prefeito Gilson Andrade emplacou Cristóvão Freire no União Brasil para indicá-lo na chapa majoritária e acabar de vez sobre a possibilidade do União Brasil desembarcar do grupo governista, o que agradou a André Moura (pelo menos por enquanto), e poderá eleger Breno Vitor e Marta Monteiro para o parlamento.

Diante disso, alguns vereadores do chapão, recentemente concederam apoio e aprovaram por 8 a 6, um requerimento de Evandro da Praia (PSOL) convocando o Diretor do Departamento de Tributos, Rui Guimarães, para dar esclarecimentos sobre o aumento do IPTU, devido as reclamações da população sobre os altos valores nas taxas. NOTA-SE que foi imposta uma derrota para o líder do prefeito, Kaique Freire (PSD), e uma clara reação ao prefeito Gilson Andrade, que segundo algumas fontes, vai intensificar o apoio aos seus pupilos.

Só o dia 06 de outubro dirá se o prefeito Gilson Andrade fez tudo certo. Vamos aguardar!

Por Cláudio Hiroshy

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.