Governo reabre salões e barbearias, mas mantém templos fechados


Belivaldo Chagas anunciou reabertura de salões, barbearias e estabelecimentos higiene pessoal (Foto: Mário Sousa)

O Governo de Sergipe autorizou a reabertura de salões, barbearias e estabelecimentos de higiene pessoal, porém decidiu manter o fechamento de igrejas e templos religiosos. A decisão é válida para os estabelecimentos localizados em Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.

Conforme anunciado pelo governador Belivaldo Chagas, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 30, salões, barbearias e estabelecimentos de higiene pessoal, poderão funcionar na Grande Aracaju com 50% de sua capacidade a partir do dia 2 de julho, nos dias de terça, quinta e sábado.

“Esses municípios juntos representam 42% da população de Sergipe, que tem 71% dos casos confirmados e 60% dos óbitos. Eu não tenho como flexibilizar a questão relacionada aos templos religiosos, mas em relação aos salões de beleza e barbearias nessas localidades, teremos sim a retomada das atividades, em apenas 3 dias da semana: terça, quinta e sábado”, disse o governador Belivaldo Chagas.

As atividades religiosas, com templos e igrejas de qualquer credo ou rito, continuarão fechadas e foram remanejadas para a fase 2 do Plano de Retomada Econômica (Bandeira Amarela), quando possivelmente poderão retomar as atividades com 30% da capacidade.

“Não vamos permitir em hipótese alguma neste momento a reabertura das igrejas e templos religiosos. Enquanto tiver esse número alto de casos e baixos índices de isolamento social na Grande Aracaju, vamos remanejar a retomada dessas atividades para a próxima fase”, comentou o governador Belivaldo Chagas.

Fase atual do Plano de Retomada

Atualmente, o Plano de Retomada Econômica encontra-se na fase Laranja, para todo o estado, no qual está autorizada a abertura de clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional; lojas de cosmético, perfumaria e higiene pessoal, somadas a livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria. Além disso, templos e atividades religiosas, limitados a 30%; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal estão autorizados a funcionar, com exceção dos municípios da Grande Aracaju.

A fase da Bandeira Amarela ainda não tem data exata de início, e será definida em reuniões nos dias 13 e 14 de julho, com o Comitê Técnico e o Comitê de Retomada da Economia.

Regras para funcionamento

Além de observar regras gerais para distanciamento, proteção individual e higienização, salões barbearias e estabelecimentos de higiene pessoal deverão seguir protocolos específicos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). São eles:

– Realização de atendimentos com prévio agendamento, com intervalo de, no mínimo, 30 minutos entre eles para a higienização dos equipamentos;

– Cadeiras de atendimento com distância mínima de 1,5m entre elas, e quando isso não for possível, a utilização de barreiras físicas;

– Higienização do ambiente e dos mobiliários, no mínimo, 4 vezes ao dia;

– Manter, sempre que possível, as portas internas do estabelecimento abertas.

 

Por Verlane Estácio

Fonte: INFONET

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.