Ivan Leite se rearticula para enfrentar a caneta de Gilson Andrade.


A política é mesmo como uma nuvem, já dizia Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

A relação da burguesia (comerciantes e manufatores), com a política sempre foi uma necessidade para participarem das decisões do Estado Social. É importante lembrar que a burguesia foi a principal vitoriosa com declínio do feudalismo, depois influenciou na revolução francesa, em seguida na revolução industrial e etc.

No Brasil a burguesia se transformou na elite do capital nacional, onde contribui de forma direta nas decisões políticas e em seus desdobramentos, desde a república, da espada de Deodoro e Peixoto.

Estância é uma cidade de um povo diferente, aqui o livre-arbítrio na política oportuniza na construção de uma sociedade plural e independente. Nas terras de Pedro Homem da Costa não se usa o cabresto como estratégia para consolidação de projeto político.

Ivan Leite é um político que representa a elite estanciana, além, de uma parcela significativa da sociedade que defende posições políticas conservadoras. Não podemos negar que essa é a origem de Ivan, sempre assim, na forma de intervenção política do ex-prefeito nunca se observou radicais mudanças. Quem sempre votou com Ivan Leite e concedeu a ele dois mandatos de deputado estadual e dois mandatos de prefeito, o fez, porquê entendia que para aquele momento a cidade precisava de alguém com o seu perfil.

Pessoalmente tenho divergências ideológicas profundas com Ivan Leite, mas já estivemos juntos na eleição de 2014, quando ele foi suplente de Rogério Carvalho na disputa para o Senado da República.

Acompanho a forma de agir politicamente de Ivan Leite, desde os anos 90, de lá para cá, ele até circulou no ambiente político mais a esquerda com Deda e Lula, entretanto, é importante reconhecer que mesmo com as aproximações sempre continuou defendendo as mesmas teses de sua origem política.

É clarividente que alguns políticos da cidade de Estância tiveram holofotes no projeto liderado por Ivan,  a exemplo do atual prefeito Gilson Andrade, que insiste em fazer carreira solo e tenta negar não somente sua origem, como também, a sua visibilidade política, onde obteve mandatos; o de vice-prefeito e o primeiro mandato de deputado estadual, só fizeram parte de seu currículo exclusivamente porquê estava ao lado de Ivan Leite.

A eleição de 2020 foi marcada principalmente pela divisão do grupo Ivan/Gilson e deixou consequências avassaladoras para os dois políticos. Não podemos esquecer que a vitória é sempre um fato agradabilíssimo de avaliar, evidentemente que a derrota além de um bom elemento para análise ainda serve para reavaliar decisões e reprogramar o futuro.

Visualizamos um cenário de campo aberto em 2022 no tocante a política estadual, dificilmente alguém pode afirmar quem sentará na cadeira de governador, muito menos quem serão os eleitos para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. As novas regras eleitorais são duras e fazem com que os políticos brasileiros se reinventem.

Muitos acreditavam que pelos últimos acontecimentos, Ivan Leite ficaria de fora da disputa eleitoral desse ano. Percebo que todas as perdas vivenciadas pelo detentor da dinastia Leite em Sergipe, tem servido para que o mesmo volte com força total e assuma sua posição de liderança estadual contemplando não somente seu desejo pessoal, como também os interesses da nova elite da Região Sul.

Vamos aguardar as próximas jogadas no xadrez da política municipal, mas, de uma coisa tenho clareza, Ivan será candidato a Deputado Federal e poderá pavimentar sua ida à capital brasileira revestido de um mandato eletivo. Aí o jogo muda de verdade!

Rapidinhas do Ponto a Ponto

Fabrício Soares fica irritado com André Graça
O ex-vereador Fabrício Soares se irritou com a fala do atual vice-prefeito André Graça numa emissora de rádio. André até citou o nome da vereadora Alinete Soares como pré-candidata a Deputada Estadual, mas, deixou escapar que o prefeito Gilson Andrade tem apenas quatro nomes como prioridades: o dele (André), o de FA, Misael Dantas e Gabriela Menezes. Segundo informações essa semana FS soltará o verbo!

Deputado Iran: campeão no parlamento estadual
O Deputado Iran Barbosa foi um dos parlamentares que mais apresentaram proposituras no ano de 2021. Além de sua excelente atuação, o Deputado não abre mão da defesa dos trabalhadores, justiça social, democracia e cidadania plena. Iran é pre-candidato à reeleição e têm dialogado com diversos setores do campo democrático e popular.

Triunvirato: Ivan, Machado e Thiago
O ex-deputado José Carlos Machado fez uma visita a Ivan Leite, juntamente com Thiago (filho do ex-prefeito da cidade de Itabaianinha, o saudoso Joaldo). Na conversa o resultado foi que os três políticos caminharão juntos para a disputa e formação de uma chapa de deputado federal.

Evilázio Ribeiro pode assumir ESPORTE em Estância
Segundo informações de bastidores, um dos nomes ventilados para assumir a Secretaria de Juventude e Desporto logo após a desincompatibilização da Dra. Gabriela Menezes, será o de Evilazio Ribeiro. A caneta azul não é brincadeira!

Márcio Macedo retoma as conversas com lideranças
O vice-presidente Nacional do PT está cumprindo importantes tarefas no âmbito nacional para iniciar a pré-campanha de Lula. Em Sergipe ele dará continuidade à conversas ainda em janeiro. É previsto que Márcio continue se rearticulando para a disputa eleitoral desse ano.

Misael silencia. Aguardem até o final!
Mesmo depois de visitas e fotos, não se assustem se o presidente da Câmara Municipal de Estância, Dr. Misael Dantas, colocar o bloco na rua. Existe inúmeras manifestações de pessoas próximas a ele, lideranças regionais e parlamentares municipais que desejam vê-lo ocupando uma vaga na Assembleia Legislativa.

Dominguinhos vira a principal referência na radiofonia estanciana
Estância sempre foi um nascedouro de grandes profissionais do rádio, além de ser a pioneira no interior do Estado com a rádio Esperança, bons radialistas e âncoras são destacados pela forma recíproca de dialogar e interagir com os ouvintes. Dominguinhos tem sido o principal destaque. Ele é um exímio investigador e um intérprete da política muito antenado com os fatos. Parabéns, continue levando a verdade e informação para o povo estanciano, sem medo e sem filtro!

Adriana Leite não acredita em voto de Gilson Andrade
Numa entrevista bastante equilibrada conduzida pelo experiente radialista Dussantus. A professora Adriana Leite confirmou sua pré-candidatura a Deputada Estadual e foi enfática quando disse que nunca acreditou no voto de Gilson Andrade na eleição de 2018. Uma coisa é fato, Adriana se mostrou amadurecida e sem perder a ternura deixou claro que está com a faca nos dentes para o pleito eleitoral.

João Paulo: Mais que um músico
JP como conhecemos é um dos filhos ilustres do Bairro Bomfim. O ex-diretor da Escola do Legislativo além de ser um dos músicos mais respeitados do Brasil é também um militante político antenado e compromissado com a cidade. Nessa eleição deverá cumprir seus compromissos e lutar para que a cidade eleja um deputado estadual ou federal.

Vereador Evandro da Praia se rearticula
O parlamentar de primeiro mandato Evandro Soares têm um acúmulo e experiência política extremamente robusta. Foi o principal militante do PT na Região Litorânea, aprendeu desde de cedo que o seu lado era o dos trabalhadores e sempre lutou por melhores condições para o seus conterrâneos. Hoje é vereador pelo PSOL na cidade de Estância, o edil está se articulando para turbinar seu mandato e consolidar sua liderança política. Aguardemos as novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.