Magistério estanciano pressiona o Prefeito Gilson Andrade


Após alguns anos o magistério estanciano se organiza e poderá ir às ruas da cidade Jardim. Em assembleia realizada nessa quarta-feira, 22, a maioria das professoras e professores da rede municipal decidiram reagir a atitude do prefeito Gilson Andrade que insiste em não pagar em rateio a sobra dos recursos do FUNDEB e MDE do ano de 2021.

A educação municipal sempre passou por muitos problemas na gestão do alcaide Gilson Andrade. Mas, a maioria dos membros da subsede do SINTESE na Região Sul, se reservaram ao longo dos últimos cinco anos em não exigir um projeto sério de educação para o município. É nítido que existiu uma acomodação dos dirigentes do SINTESE, que reduziram significativamente a veemência combativa nas assembleias, ruas e praças de outrora por diálogos amistosos nos gabinete refrigerados.

É preciso deixar claro que a ação pública de pagar salário em dia não pode ser considerada um favor e/ou o principal motivo das notas ‘B’ que o SINTESE tem oferecido ao prefeito Gilson Andrade. Uma gestão que trata a educação municipal de forma trivial, com estrutura e projeto pedagógico estagnados não merece as belas notas que tem recebido.

Pagamento de salário dentro do mês não pode ser considerada uma pauta positiva pelo sindicato, ou seja, é um direito do trabalhador. Ou existe pauta apenas quando não se paga em dia? Até porquê a valorização dos profissionais da educação é obrigação, e, é uma das partes do projeto que visa oferecer educação de qualidade para os filhos estancianos.

Serei redundante nesse quesito. O gestor que não paga aos funcionários em dia é no mínimo um grande irresponsável. Quem presta serviço têm direito a receber e o simples ato de ‘pagar’ não pode virar bandeira de governo, essa atitude demonstra mais que um ato de mediocridade, revela a mesquinharia do gestor no tocante às suas responsabilidades e obrigações. Marmenino respeita o povo!

Nesse episódio das sobras de recursos da educação é mais que importante refletirmos quem são os verdadeiros prejudicados. Na minha singela opinião, quem mais perdeu foram os alunos da rede municipal, esses não tiveram a oportunidade de estudar devidamente, de experimentar plataformas digitais como os alunos das escolas privadas. Foram dois anos perdidos no que se refere a aprendizagem, poucos conseguiram aprender de verdade. Muitos alunos foram aprovados sem o conhecimento necessário para a série seguinte. Isso sim é um crime de lesa-pátria, isso é dolo na educação.

Um planejamento sério, com ações importantíssimas para o aperfeiçoamento didático no ensino e aprendizagem na rede municipal, além de uma maior valorização dos profissionais da educação, não haveria a danada da “sobra”. Um exemplo seria a implementação de plataformas com jogos educativos; aulas virtuais, aplicativos, mentoria digital, compra de equipamentos para professores e alunos, oferta de Internet gratuita, formação tecnológica com professores e alunos, dentre outros. Faltou muito coisa e sobrou o principal, o desinteresse!

A desatenção por uma educação municipal de qualidade é algo visível por vários setores. Não houve um acompanhamento criterioso por parte do SINTESE, a Câmara de Vereadores foi omissa, demonstrando que não faz com eficiência o papel de casa fiscalizadora. Evidentemente que ocorreu um erro coletivo, é também papel da sociedade acompanhar os processos públicos e não aceitar calada a falta de atenção e responsabilidade com a educação no período mais grave da pandemia.

Referente à Secretaria de Educação não podemos aceitar com naturalidade a falta de planejamento, o projeto pedagógico é extremamente difuso, e principalmente a escassez de pulso e competência são gargalos da gestão.

“Antes tarde do que nunca”, durante a pandemia a SEMED deparou-se com várias contradições amplamente conhecidas por todos,  a exemplo: do mísero kit merenda, a falta de equipamentos tecnológicos para os profissionais ministrarem suas aulas, a mesquinharia e racionamento com o material didático, enfim, é uma gestão sem gestão.

Agora o que resta é saber onde está o dinheiro? Será que o “gato comeu”? Pague os professores Gilson Andrade!

Rapidinhas do Ponto a Ponto

Misael Dantas praticamente descartado
Nas conversas de bastidores é mais que certo que o Presidente da Câmara Municipal de Estância, Dr. Misael Dantas não será o pré-candidato a deputado estadual do grupo liderado pelo prefeito Gilson Andrade. Misael é um grande quadros da política sergipana e pelo visto será rifado mais uma vez. Sacrificado em 2018 para saciar a fome de um ‘rei’, agora é jogado ao léu para não atrapalhar as brincadeiras da princesa.

Eliane Aquino reafirma que estará com Rogério Carvalho
Em entrevista concedida na rádio FAN FM, a vice-governadora Eliane Aquino, afirmou que a pedido de Lula será pré-candidata a Deputada Federal e estará no projeto liderado pelo Partido dos Trabalhadores em Sergipe e no Brasil.

Vereador Kaique Freire chama Gilson Andrade de omisso
Numa entrevista bastante esperada o jovem vereador Kaique Freire foi taxativo quando responsabilizou o prefeito Gilson Andrade pela ida do presidente da Associação do Bairro Porto D’areia, José Carlos para fora do estado em busca de uma oportunidade de trabalho. Por ser um agente cultural importante para o município o edil classificou a falta de atitude do alcaide como: “omissão”.

Estância virou um canteiro de obras paradas
Chegando ao fim de mais um ano, a cidade Jardim e Berço da Cultura Sergipana vive uma situação estapafúrdia. A cidade no ano de 2020 viveu uma inauguração em cima da outra, hoje é uma obra parada em cada esquina. O que será que tá acontecendo? Será que a gestão só funciona para valer em ano eleitoral?

Valadares Filho aparece em 1° colocado em pesquisa
Pesquisa realizada pelo Instituto França coloca o ex-deputado Valadares Filho como o mais citado para a Câmara Federal. O ex-parlamentar teve o respaldo de 10% dos entrevistados, a boa performance animou várias lideranças do PSB em Sergipe.

Governador não quer pagar o rateio aos professores
O governador Belivaldo Chagas no alto de sua arrogância e truculência informou que não irá pagar o rateio aos professores. Como diz um colega meu radialista: “tem jeito não, Belivaldo é um caso perdido”.

Lula dispara e  pode ganhar em 1° turno
O debate agora é saber se o ex-presidente Lula ganha no primeiro turno ou no segundo. O nome do metalúrgico tem se destacado em todas as pesquisas realizadas pelos mais diversos institutos e mostram claramente que o Lula ganha no primeiro turno com uma longa vantagem do segundo colocado. Ganhar não é mais o debate, agora é saber se é possível confirmar os percentuais nas urnas em 2022.

Dominguinhos é convidado para disputar Câmara Federal em 2022
Membros da corrente interna do Partido dos Trabalhadores, Construindo um Novo Brasil (CNB), defendem que caso Márcio Macedo não dispute uma vaga de pré-candidato a deputado federal que o nome da corrente seja o do ex-vereador Dominguinhos. Será que vai rolar uma dobradinha de petistas em Estância?

PT e PSOL juntos em 2022
No âmbito nacional, há uma discussão fraterna e muito respeitosa entre os membros dos dois partidos. Em Sergipe a uma reverberação do que acontece em Brasília, dessa forma, é muito provável que aconteça uma aliança com as duas siglas no estado. Pelo visto o pré-candidato a governador Rogério Carvalho deverá convencer os psolistas em indicar um nome para a disputa ao senado. O nome será declinado até janeiro de 2022.

Professores vão a Câmara Municipal
Na sessão desta quarta-feira, 22, professores e sindicalistas estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal de Estância para cobrar dos vereadores apoio sobre o rateio de recursos do FUNDEB e MDE. Os vereadores da oposição e alguns da base do prefeito Gilson informaram aos professores que estão a disposição para votar a favor do projeto assim que o mesmo chegar no parlamento.

Luzinete a voz do rádio
As análises de Luzinete Pinheiro, uma autêntica ouvinte e participante assídua da radiofônia estanciana. Sempre com avaliações pertinentes e cobranças por serviços públicos a Luzinete já faz parte da história do rádio em Estância.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.