sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Brasil

Nova variante de covid com 50 mutações preocupa ANVISA que sugere barrar viajantes da África do Sul e mais cinco países

A variante B.1.1.529 traz um total de 50 mutações, algo nunca visto anteriormente — Foto: Getty Images via BBC

Cientistas da África do Sul ficaram chocados com o poder de mutações da variante B.1.1.529, onde, apresenta ainda muitas dúvidas. Espera-se que a OMS – Organização Mundial da Saúde, batize com um nome essa nova variante sul-africana do coronavírus.

Não se sabe ao certo o poder de transmissão e o quão perigosa ela é, porque a variante está exclusiva a uma província sul-africana.

“Esta variante carrega uma constelação incomum de mutações e é muito diferente de outros tipos que já circularam. A B.1.1.529 nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos”, disse Túlio de Oliveira, que é brasileiro e diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul. Segundo o professor Oliveira, foram localizadas 50 mutações no total — e mais de 30 na proteína spike (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

Diante da nova variante, nesta sexta-feira, 26, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sugeriu limitar a entrada no Brasil de quem esteve, nos últimos 14 dias, nos países africanos: África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

No entanto o governo ignora desde o último dia 12 a sugestão da agência de adotar o passaporte de vacina para entrada por terra ou em voos internacionais no Brasil. Hoje, o presidente Jair Bolsonaro disse que não fechará aeroportos dizendo que uma nova onda do novo coronavírus está a caminho.

A Anvisa em nota afirmou que Alemanha, Reino Unido e Itália já adotaram medidas restritivas de trânsito de viajantes vindo de regiões com a nova variante.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.