Pré-candidatura do PDT em Estância ganha musculatura e ocupa espaço deixado pelo campo progressista


Não é segredo para ninguém as pré-candidaturas a prefeito já colocadas para o pleito de 2024.

O vice-prefeito André Graça tem o maior grupo de apoiadores com chapas para vereador no PSD, PSB, PP e União Brasil; Márcio Souza conseguiu juntamente com os camaradas de partido montar uma chapa na federação PSOL/REDE com dois vereadores já com mandatos; O empresário Joaquim Ferreira montou uma chapa competitiva no PDT, mas conta também com o apoio do AVANTE e do PODEMOS; A federação PSDB/Cidadania organizou uma chapa que é uma incógnita quanto ao êxito e não se sabe se continuará com a pré-candidatura majoritária de Suely Barreto, já que há rumores que o ex-prefeito Ivan Leite está de malas prontas para voltar para o grupo GA e AG; e o PT vive uma indefinição sobre uma possível candidatura a prefeito, tendo inclusive, que fazer um esforço hercúleo para convencer filiados para compor uma chapa proporcional.

Nos últimos dias, o professor Dudu até ensaiou um apoio a uma possível candidatura de Dominguinhos Machado, que está refletindo sobre esta possibilidade. No entanto, o professor Dudu, também disse que caso o PT não tivesse um nome para a disputa nestas eleições, colocaria seu nome à disposição para enfrentar os “conservadores” da Cidade Jardim de Sergipe, ao que parece, em clara posição contrária a uma possível aliança do Partido dos Trabalhadores com o agrupamento de Gilson Andrade e André Graça, posição esta, que também é defendida por Dominguinhos. O vereador Artur, que já é da base do prefeito Gilson há aproximadamente quatro anos, é provavelmente a única liderança local a defender tal aliança.

Na entrevista de Fabrício Soares concedida ao radialista Gilson Ramos no Programa Gata Amarrada, na Rede Rio FM, no último dia 22, o ex-vereador disse que nas próximas semanas o ex-prefeito Ivan Leite irá anunciar apoio a pré-candidatura de André Graça. No entanto, há rumores que Joaquim Ferreira junto a um grupo de empresários estancianos e sergipanos estão buscando entendimento para convencer Ivan a apoiá-lo e assim ampliar a construção de uma frente para enfrentar o grupo liderado pelo prefeito Gilson Andrade. Não é segredo para ninguém que o ex-prefeito Ivan Leite e o prefeito Gilson Andrade têm tido divergências profundas.

A pré-candidatura do PDT tem dado o que falar, tanto nos bastidores como nas ruas. E já se houve nos senadinhos, nas praças e nos quatro cantos da cidade, os cochichos e murmurinhos de que é hora de mudar, que o empresário pode ser uma boa alternativa, principalmente para a geração de emprego e renda para os jovens, bem como para fomentar a cultura e o turismo local.

Corre também na boca miúda, que Rebeca Maia, a esposa do Delegado André Davi, hoje um forte aliado de André Moura, poderá ser a vice de Joaquim, numa chapa PDT/PODEMOS. Será?

Diante desse cenário ainda neblinado, talvez fosse a hora de PT, PSOL e PDT, repensarem suas estratégias e somarem forças em torno de uma única pré-candidatura, visto que, sem uma aliança forte, o barco do campo progressista tende a enfrentar um forte mar revolto.

Mas as águas também estão turbulentas e têm preocupado o timoneiro do barco governista, e como nem tudo são flores, alguns espinhos têm aparecido no jardim palaciano (…) Integrantes da famosa “chapinha”, assinaram uma carta dizendo que não aceitam a composição do União Brasil com André Graça, apenas Chica do Fato, Blinoffi, André Silva e Adriana Leite não assinaram a ‘polêmica’ carta. Apesar do presidente do União Brasil, o vereador Misael Dantas, afirmar que o partido marchará com AG. E se, os demais componentes, permanecerem unidos como estiveram até o momento e baterem o pé, afirmando que não disputarão na base de GA e AG, o que fará o União Brasil? Permanecerá com apenas quatro ou cinco candidatos disputando para eleger um, ou irão junto com os doze para elegerem dois ou três? Certamente é um imbróglio que a famosa “chapinha” e André Moura terão de resolver. Mas como bom estrategista que é, o ex-deputado está posicionado em duas frentes, aguardando o desenrolar dos fatos.

E como diz um nobre amigo, en passant, “Outubro é logo ali”.

 

Por Cláudio Hiroshy

 

Após a publicação do artigo, a pré-candidata a prefeita, Suely Barreto, informou a  coluna que o Cidadania não depende de Ivan Leite para ter candidatura. “A federação é nossa”, disse, se referindo ao partido que comanda a federação.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.