Valmir garantirá Rogério no Segundo Turno.


O cenário político em Sergipe ainda é uma grande incógnita. Mas, uma coisa é certa, seja quem forem os adversários, Rogério Carvalho estará no segundo turno. Digo isso, por conhecer Rogério de perto e saber que quando ele se dedica a algo, pisa fundo e sabe trabalhar nos bastidores como poucos. Além disso, será o único que terá Lula em seu palanque e isso é muito mais que significativo.

Com Valmir de Francisquinho sendo pré-candidato a governador divide, ainda mais, a direita sergipana e fragiliza o pré-candidato ao governo Fábio Mitidieri. Serão no mínimo umas três candidaturas da direita conservadora contra apenas uma que representa uma verdadeira ruptura no modus operandi que governa Sergipe nos últimos sete anos.

Inicialmente um grupo de petistas acreditava no apoio de Valmir de Francisquinho, o próprio RC também acreditava que teria o apoio do ex-prefeito de Itabaiana, agora o cenário é de que já é um fato consumado a pré-candidatura de Valmir ao governo do Estado. São projetos eleitorais distintos e cada grupo irá seguir seu caminho. O Partido Liberal (PL) liderado em Sergipe pelo empresário Edvan Amorin, tem a simples tarefa, garantir o palanque para seu irmão Eduardo Amorim disputar a vaga para o Senado.

Os sergipanos sabem como se fragilizou os negócios da família Amorim depois da perda da cadeira do Senado. Por outro lado, um grupo de iludidos acreditam na força do bolsonarismo em Sergipe e pretende disputar o governo do Estado tendo como parâmetro o modelo de gestão da metrópole Itabaiana, se fosse assim tão fácil, tanta gente já teria sentado naquela cadeira no Palácio dos Despachos. Marminino!

Na minha cabeça penso que gerir uma cidade onde as condições são propícias ao desenvolvimento por natureza, os analistas da política do Agreste Sergipano precisam dar vida e reconhecer que a economia de Itabaiana é uma espécie de economia compartilhada, onde a pulverização de renda é algo que precisamos dar relevo principalmente ao povo itabaianensse. Sendo assim, governar nessas condições não é uma tarefa tão extraordinária.

Diferentemente de governar um Estado como Sergipe: praticamente parado no tempo; onde tem um governo inoperante na relação das finanças e desenvolvimento; cruel e incrédulo com os funcionários públicos; onde temos um dos maiores índices de desemprego do Nordeste, sem falar da falta de políticas públicas efetivas que garanta a qualidade dos serviços ao sergipanos. O que temos é um governo da publicidade e propaganda, mas o fato é que o povo continua passando dificuldades e sem esperança de dias melhores.

A experiência sem dúvida é um dos elementos importantes para quem quer vir a ser o próximo Governador de Sergipe. Tem um amigo meu que diz o seguinte: “Depois que Belivaldo virou governador qualquer um pode governar Sergipe”. Talvez ele se refira ao jeito desalinhado, fora dos protocolos e arrogante. Sobre gestão compreendo que apenas um razoável certificado de bom gestor não é suficiente para enfrentar os desafios a partir de 2023. O próximo governador além de capacidade de gestão terá que ter vontade política e compromisso social. Digo mais, Sergipe precisa de mudanças radicais na estrutura dorsal do governo e da gestão.

É notável a força eleitoral do Lula no Brasil e principalmente no Nordeste. Em Sergipe Lula será fundamental para uma possível vitória do Partido dos Trabalhadores. Têm político que suas licenças nacionais não transferem um voto se quer na conjuntura local. O Lula é bem diferente! E o Rogério Carvalho sabe muito bem disso, ser  abençoado por Lulinha é mais que suficiente para garantir a chegada no segundo turno.

Acredito no talento de algumas lideranças petistas em Sergipe, sendo assim, o pai Lula deverá entrar para valer na disputa em Sergipe. Aí meus amigos, com a capilaridade do PT, a força do Lula, a capacidade de RC aglutinar poderá alçar as forças das esquerdas uma grande chance de voltar a governar em Sergipe.

Rapidinhas do Ponto a Ponto

Mitidieri em Estância
O mais novo conterrâneo, o Deputado Federal Fábio Mitidieri, fez um evento meio que estranho. Intitulado como “Sergipe Caminhos de Esperança”, sinceramente não consegui enxergar a tal esperança nesses caminhos propostos por Mitidieri. O evento serviu mesmo para reunir lideranças políticas com e sem mandato, cargos comissionados do governo do estado e dos municípios o quais já declararam apoio a Mitidieri. Não passa de uma emulação da própria base, nada de novo, mais do mesmo. Pão com pão! Participação popular é outra coisa caro Fábio!

Adriana Leite ainda magoada com Gilson Andrade
Em entrevista na Rádio Marazul FM 104,9 no Programa Microfonia a ex-vice-prefeita de Estância não mediu as críticas ao ex-alido Gilson Andrade. A grande mágoa ainda é pela falta de apoio efetivo de Gilson e seu grupo em 2018. A pergunta agora é: sem o apoio de Gilson Andrade Adriana terá a mesma desenvoltura de 2018?

Em maio Valmir toma a decisão
Ficou para início de maio a peleja de Valmir. É um estica e puxa danado. Alguns dizem que é uma pré-candidatura para barganhar com o governo, outros falam ainda que o Valmir como um bom comerciante tem mesmo interesse numa vaga na Câmara Federal com o nemor custo possível. Tomara que em maio possamos chegar ao fim dessa temporada de pré-candidatura  e iniciarmos os próximos!

Cidade Nova tem território de volta
Disputa pelo território do Bairro Cidade Nova quem ganhou foram os moradores do Bairro. O prefeito Gilson Andrade não aguentou a pressão dos moradores e retroagiu da sua decisão de 2020. O novo projeto que restabeleceu os marcos territoriais do bairro foi aprovado pelos vereadores. A luta valeu a pena!

Zé Nelson, Flávio Brasil e Rogério?
Segundo o Senador Rogério Carvalho que é pré-candidato a governador, o ex-prefeito José Nelson irá acompanhá-lo na disputa de outubro. Agora é ver como ficará a divisão política na família: Zé Nelson com Rogério e o PT e o Vereador Flávio Brasil com Fábio Mitidieri! E agora José?

Fogueteiros querem saber como serão os festejos juninos
A expectativa é grande com os festejos juninos de 2022 na cidade do Barco de Fogo. Fogueteiros estão apreensivos para saber como será o contrato de prestação de serviços para os festejos juninos. São dois anos sem o brilho das espadas, sem o rabiar dos busca-pés e sem o nosso majestoso Barco de Fogo. Resta saber se o gestão de Gilson Andrade irá priorizar de verdade esses profissionais talentosos que fazem a magia pirotécnica na cidade.

Mal cheiro continua nas madrugadas em Estância
O tempo passa, mas, o mal cheiro continua cada vez mais forte. Em entrevista, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Estância informou que a legislação federal se fragilizou muito. E situações como essas acabam não sendo resolvidas por conta dessa fragilidade. Enquanto isso quem mais sofre é o povo que continua respirando a podridão reproduzida por uma das fábricas de suco de laranja da cidade! Lamentável!

Márcio Souza pisa no acelerador
Pré-candidato a Deputado Estadual o militar e militante social Márcio Souza já está ampliando suas intervenções na cidade e na região. Márcio iniciou sua agenda com entrevistas e visitas aos bairros, colônias e povoados. Um dos temas que tem defendido é o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda na Região Sul e Centro Sul.

Atenção Juventude: encerra dia 04 de maio o prazo
Encerra-se no dia 04 de maio o prazo para os jovens de 16 e 17 anos tirarem o título de eleitor, a própria Justiça Eleitoral está fazendo um chamamento nos meios de comunicação e nas redes sociais aos jovens que ainda não fizeram. Tirar o título eleitoral é um processo rápido e simples, que pode ser feito de forma totalmente digital, no conforto da sua casa. O primeiro voto é importante para fortalecer nossa democracia. Se você ainda não fez entre no site TítuloNet https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento

Tito Magno deverá ser Federal pelo PP
O ex-vereador Tito Magno está à disposição do seu partido, o PP, para disputar uma vaga na Câmara Federal. É claro que não é uma decisão individual, como as chances numa disputa como essa não são tão fáceis assim, a sua convocação para assumir uma tarefa como essa dependerá das arrumações e arquitetura da chapa de federal do seu partido.

Microfonia tirando o sono de muita gente
Por ser hoje um dos programas de rádio que tem independência e se constitui como um espaço aberto para os reclames e reivindicações da população estanciana. O Programa Microfonia liderado pelo radialista Dominguinhos Machado tem sido uma pedra no sapato de alguns. Soube até que existe uma grande articulação para tirar o programa do ar. Será quem é? Tem gente perdendo horas de sono! Apesar das pressões, Microfonia continua!

Vereador Matheus Noventa muda de lado
Jovem parlamentar da cidade de Estância tomou uma decisão política bastante comentada na cidade. No início do seu mandato o mesmo foi rejeitado pelo prefeito Gilson Andrade, “não quero conversa com nenhum dos dois”,  essa foi uma fala de Gilson se referindo a Matheus e Tertuliano. Mas, como na política tudo é possível, o prefeito voltou atrás e foi buscar o Matheus Noventa para sua bancada de sustentação. “O mundo não dá volta, ele capota”.

Lucas Berto na comunicação de Gilson Andrade
A vida tem dessas coisas, mudar de opinião as vezes faz parte da conjuntura política, social ou privada. O ex-produtor do Programa Microfonia Lucas Berto mudou de lado, de opinião ainda não sabemos como será  a atuação dele na nova tarefa. O fato é que Lucas aceitou o convite para participar da gestão municipal. Desejamos uma estadia na nova casa de muito respeito e a sua altura.

Por Mário Dias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.