Esquerdista Gabriel Boric é eleito presidente do Chile


Ex-líder estudantil venceu o ultradireitista José Antonio Kast em disputa polarizada

Em Valparaíso, Gabriel Boric, candidato da aliança de esquerda, fala no comício de encerramento de sua campanha em 18 de novembro. — Foto: Martin Bernetti/AFP

Aos 35 anos, Gabriel Boric será a pessoa mais jovem da história a ocupar o cargo. O candidato de esquerda que já foi líder estudantil e deputado, derrotou o candidato ultradireitista José Antônio Kast neste domingo, 19, em uma eleição polarizada entre os dois candidatos.

Vou ser o presidente de todos os chilenos, porque acho importante ter interlocução com todos e os acordos devem ser entre todas as pessoas e não entre quatro paredes”, disse o presidente recém-eleito ao conversar com o atual mandatário, Sebastián Piñera.

Boric que havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,82%, atrás de Kast que teve 27,91%, conseguiu 55,9% dos votos no segundo turno. É a primeira vez desde a redemocratização, três décadas atrás, que um candidato que não venceu o primeiro turno chega à presidência. A posse ocorre em março.

Ele afirmou ainda que quer para o Chile “algo que na Europa seria bastante óbvio, que é garantir um estado de bem-estar para que todos tenham os mesmos direitos, independentemente de quanto dinheiro possuem na carteira”, resumiu.

Entre os pontos do programa de governo de Boric, estão:

  • foca em três reformas que ele considera essenciais: previdência, saúde e educação
  • outras três temáticas que permeiam as propostas: feminismo, crise climática e trabalho digno
  • amplia a participação do Estado para o bem-estar social
  • há elementos mais moderados em seu programa, como a reforma tributária
  • mudança do sistema de pensões

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.