Câmara de Vereadores de Estância concederá a Medalha de Mestre da Cultura Tradicional e Popular ao coreógrafo Fábio Sabath
No próximo dia 6 de setembro a Câmara de Vereadores de Estância concederá a Medalha de Mestre da Cultura Tradicional e Popular Governador Marcelo Deda, ao professor, coreógrafo e bailarino Fábio Sabath.
“Justiça seja feita, a dedicatória chegou até mim há um ano e eu, resistente, não dei seguimento ao protocolo para a marcação da cerimônia por conta das tantas questões que me atravessam e do excesso de racionalidade que imponho a mim mesmo em situações como essas.
Uma medalha de mérito cultural é um artefato simbólico que traz consigo uma responsabilidade e um peso ainda maior para aquilo que digo e faço enquanto artista e empresário da dança, sobretudo agora em agosto, mês em que completo 18 anos de carreira.
A dança nunca foi lugar de conforto ou mera diversão, mas de grande enfrentamento à realidade imposta e de transgressão contínua em nome do compromisso moral e ético que tenho com o meu fazer artístico. Sendo assim, é coerente dizer que muitos outros artistas anteriores ou contemporâneos a mim merecem essa honraria mais do que eu. E de antemão quero dividi-la com esses tantos que, esmagados pela incapacidade histórica das gestões culturais pálidas e sem personalidade dessa cidade, fazem cultura e arte com a mesma garra com a qual eu cheguei até este dia. A esses mesmos artistas estendo o convite para a cerimônia de entrega da Medalha para que juntos façamos um coro, não por mim, mas em defesa da produção cultural estanciana e seus personagens.
Por fim, quero deixar meu abraço de carinho ao Ver. Kaique Freire (@kaiquefreireestancia), proponente dessa homenagem, para o qual a cultura sempre foi um tema de genuíno interesse. Viva à Dança!”, publicou Fábio em sua página no Instagram.
Fonte: Fábio Sabath