Caravana Entre Amazonas e Deusas realiza doação de sangue e cadastros no REDOME


Na manhã dessa sexta feira, dia 20 de outubro, ocorreu a quarta edição da caravana de doação de sangue organizada pela ativista Karina Liberal. Esse trabalho começou em junho de 2016 quando a primeira turma composta por doze pessoas realizaram a viagem com o nome “Caravana Alma Feminina” e contou com o apoio do empresário Ivan Leite, da professora Adriana Leite e da LiberalTur; na oportunidade quatro novos cadastros para O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) foram realizados.

Em março deste ano a segunda edição levou 21 pessoas das quais 18 estiveram aptas e realizaram sua doação de sangue e mais 8 cadastros para o REDOME . Um dos fatos interessantes da segunda edição da caravana foi a presença da juventude (jovens entre 16 e 18 anos) e de doadores de primeira viagem, que se sentiram incentivados por poderem contarem com a colaboração de outros membros que já tinham feito doações anteriormente; se somou entre os que apoiam esse trabalho a vereadora Chica do Fato e a Posture Fisioterapia. Como forma de fidelizar esses voluntários e assim levar o grupo ao HEMOSE a cada três meses, período indicado entre uma doação e outra, Karina Liberal realizou a terceira edição em julho desse ano quando 24 pessoas viajaram com o intuito de fazerem suas doações e nessa viagem 21 doadores conseguiram realizar seu ato de amor ao próximo e ainda houveram mais 7 cadastros para o REDOME, cinquenta por cento dos participantes dessa viagem haviam comparecido na edição anterior da caravana.

A viagem que ocorreu nessa sexta feira contou com diversas novidades; a primeira uma mudança geral entre os apoios a caravana, que bateu recorde e levou 35 pessoas, das quais 31 estiveram aptas a doar e mais 5 cadastros do REDOME foram realizados. Nessa edição o trabalho veio todo repaginado sob o nome Caravana Entre Amazonas e Deusas a favor da Vida e com um grupo maior de apoiadores: o patrocínio principal da empresa de transporte LiberalTur e o apoio da Posture Fisioterapia, Silvia Leticia Nutricionista, Kzu Passos, Soraya Salim, Padaria Trigo de Ouro, Evilázio Ribeiro e Vereador Artur do PT.

A organizadora do trabalho Karina Liberal afirma que a maior motivação da ação é a certeza de que em cada viagem pessoas são salvas pelo ato dos participantes da caravana e cita o incentivo dos próprios doadores como força para seu empenho em cada edição: “A nossa viagem hoje vem dentro do mês de outubro, um mês emblemático quando falamos de mulheres, assim trazemos junto a caravana a campanha do Outubro rosa com distribuição dos laços rosas, um mimo feito por mim e a voluntária Rosy que está viajando com a gente pela terceira vez. Fizemos também a distribuição dos laços brancos que simboliza a campanha de dezembro de apoio dos homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres, isso possibilitou falarmos sobre o assunto com os doadores homens durante a viagem e dispersou a curiosidade de membros da equipe do HEMOSE e assim pudemos apresentar a campanha lá também. Cada viagem me enche de felicidade e para janeiro meu objetivo é levar a caravana em dois dias seguidos devido a grande a demanda que tivemos dessa vez.” Quem doa sangue, em seu ato salva até quatro vidas, sendo assim que a “Caravana Entre Amazonas e Deusas em favor da Vida” possa continuar seu trabalho de amor e somar cada vez mais doadores em suas próximas edições.

Por Everaldo Germano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.