Em sete dias, Sergipe registra mais de 170 novos casos de Covid-19


Depois de um longo período de estabilidade na quantidade de casos do novo coronavírus (Covid-19), Sergipe vem registrando desde o início do mês de novembro uma nova onda de casos positivados da doença. Segundo boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre os dias 10 e 16 deste mês, 175 casos foram confirmados. No mesmo período nenhum óbito foi contabilizado.

Em escala nacional, o Ministério da Saúde destacou que entre 6 e 11 de novembro as autoridades sanitárias registraram 57.825 casos da doença e 314 mortes. Um aumento que tem preocupado a pasta. Diante desse cenário, a Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica recomendando a volta do uso da máscara e maior intensidade das equipes de vigilância em Saúde dos estados no tocante ao monitoramento de novas subvariantes da doença, a exemplo da BQ.1* e BA.5.3.1, que foram originárias da ômicron.

Vale desacatar que essa nova orientação do Ministério da Saúde sobre a volta do uso das máscara acontece cinco meses após o Governo Federal publicar uma portaria desobrigando o uso do item de proteção no ambiente de trabalho. De acordo com o texto da portaria, “fica dispensado o uso e fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido em estados ou municípios que deixaram de exigir a utilização da proteção em ambientes fechados”.

Apesar desse aumento de casos da doença em Sergipe, o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), criado há dois anos para monitorar a Covid-19 no estado, não tem previsão de se reunir novamente para tratar do assunto. A informação foi confirmada com uma fonte do Governo do Estado.

por João Paulo Schneider 

Fonte: Infonet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.