Estância participa do Décimo Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe


 

O município de Estância participou do Décimo Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, evento realizado na Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória, em Aracaju, na quinta-feira, 10. Participaram diversos profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias no Estado, com uma programação de troca de experiências, formações, atividades, música e muito mais. Estância foi representada pelas bibliotecárias Mariana Barreto, Luzinete Silva, Ângela Sousa e Daniele Lima.

Compôs a mesa de abertura o secretário da Seduc, Josué Modesto, a diretora da Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dória, Juciene Maria, a promotora de Justiça, Maria Lilian Mendes e Kleverton Rodrigues representando a Prefeitura de Porto da Folha. As boas-vindas foram cristalizadas com apresentação musical do artista sergipano Chiquinho d’ Além Mar e o Forró de Mala e Cuia.

O acolhimento contou com a presença de Paula Tauane, que explanou sobre a inspiração dos livros, leitura e bibliotecas.

A palestrante desse dia foi a bibliotecária Hanna Gledyz (RJ), iniciou o encontro com bate-papo e dinâmica para montar um quadro de demandas e realizar pesquisas com profissionais. Encerrando o dia, Maria Renilda da biblioteca de N. S. da Glória e Assuero Cardoso da biblioteca de Lagarto, expuseram os seus relatos de experiência sobre os seus trabalhos desenvolvidos.

Na manhã do dia seguinte (11) o evento foi sequenciado com acolhimento e jornada de conversa online para incentivar a prática da mediação de leitura com o escritor e contador de história do RJ, Francisco Gregório Filho. A diretora da Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória,, Juciene Maria de Jesus, fez apresentação sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas de Sergipe.

Por fim, a bibliotecária Hanna Gledyz apresentou uma oficina de como elaborar projetos culturais para as bibliotecas.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe (SEBP) funciona desde 2007 com a finalidade de desenvolver atividades articuladas com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB) para o desenvolvimento de uma política a favor do livro, da leitura e da literatura no estado de Sergipe, atuando de forma sistêmica nas bibliotecas públicas dos 75 municípios.

Fonte: Secom

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.