Iran Barbosa deixa o PT e Psol organiza ato popular para filiação do deputado
Após as saídas de Conceição Vieira e Francisco Gualberto, o deputado estadual Iran Barbosa também deixou o Partido dos Trabalhadores (PT), o que enfraquece a chapa de estadual do pré-candidato ao Governo de Sergipe, o senador Rogério Carvalho. A carta de desfiliação foi entregue ao próprio presidente do Diretório Municipal do PT em Aracaju, Jefferson Lima, na última sexta-feira, 25. Segundo algumas fontes, a saída de Iran do PT foi comemorada até no grupo governista, por entender que a saída fragiliza Rogério do ponto de vista de organização da chapa e do conteúdo político.
Iran que teve uma brilhante carreira no PT, sendo vereador, deputado federal e atualmente deputado estadual, deixa sim, no Partido dos Trabalhadores, um legado de ética, honradez, respeito e luta pelas minorias, e principalmente, o bom combate em defesa do magistério e mesmo com a saída do Partido dos Trabalhadores o deputado assume o compromisso com a candidatura de Rogério Carvalho ao governo de Sergipe e de Lula para presidente do Brasil.
O deputado estará se filiando nesta segunda-feira, 28, ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e continuará toda a luta dentro do novo partido. O evento acontecerá no Cotinguiba com a presença do presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, durante a plenária “Direito ao futuro: diálogos do Psol para reconstruir o Brasil”, às 19 horas, no centro da capital.
Lideranças nacionais e regionais, movimentos sociais, sindicais, quilombolas, pescadores, professores e estudantes participarão do evento mostrando uma unidade popular e progressista pelo bem de Sergipe, comemora todas as lideranças e militância do partido.
“O nosso presidente nacional, Juliano Medeiros, faz questão de abonar a ficha de filiação do deputado Iran Barbosa, oportunidade em que fará uma análise da conjuntura política, social e econômica do Brasil além de apontar as perspectivas da esquerda e as prioridades das lutas sociais pelo resgate de direitos. Todo o partido está unido e mobilizado para receber com muito entusiasmo o companheiro Iran Barbosa em nossos quadros. Será um marco para o Psol e um avanço para o fortalecimento da esquerda sergipana”, enfatizou o presidente estadual do Psol, Sérgio Barreto.
Por Cláudio Hiroshy