Manifestações culturais independentes movimentam fim de semana em Estância


Cinema, capoeira e exposição

A cidade de Estância é conhecida e exaltada como ‘berço da cultura’, devido à sua diversidade cultural e produção artística, que atravessou séculos formando intelectuais, poetas, músicos. É da bela Cidade Jardim o magnífico Barco de Fogo, que acaba de ser escolhido como símbolo da sergipanidade, e nada mais que justo.

O povo estanciano é apaixonado por cultura, basta algumas cadeiras serem colocadas numa rua ou praça e pronto, centenas de pessoas se aproximam para consumir arte.

É bem verdade que falta para o povo estanciano políticas públicas efetivas na cultura, além de apoio aos artistas, brincantes e produtores culturais, que tem tido muitas dificuldades em produzir, espetáculos, eventos, etc.

Neste fim de semana, no entanto, várias atividades culturais foram realizadas na Capital Brasileira do Barco de Fogo de forma independente e sem o apoio da Prefeitura Municipal de Estância.

No início da noite do último sábado, no Rotary Club, a roteirista estanciana Cacilda de Jesus, exibiu o curta-metragem A Cruz de Bela, que tem o produtor também estanciano Wendel Carvalho e as atrizes Shara Gabriella e Milka Freitas no elenco. Foi uma noite regada a cinema e poesia, já que ao final das duas sessões de exibição os poetas Edson Carvalho e Yohan Rayckard brindaram os presentes com os poemas premiados no Fespofale 2023.

Não muito longe dali, na Praça do Jardim Velho, por volta das 20:30 uma roda de capoeira aglomerou centenas de pessoas para ver a plasticidade dos capoeiristas e seus mestres.

Já nesse domingo à noite o maquiador profissional Odilon realizou uma Oficina de Maquiagem de Halloween, além da exposição de diversas imagens do seu trabalho. Em desabafo, Odilon disse que é muito difícil fazer cultura em Estância porque não tem apoio do poder público, mas agradeceu a contribuição individual do Secretário de Comunicação, Weverton Ribeiro, que o apoiou com as imagens que foram exibidas, além de uma agradecimento especial aos amigos que o ajudaram na realização do evento.

Veja as imagens de tudo que rolou no fim de semana

 

Por Cláudio Hiroshy

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.