Prefeito Gilson Andrade propõe reajuste de piso do magistério com 13,24% a menos do que é de direito da categoria


Na última sexta-feira, 11, o prefeito de Estância, Dr. Gilson Andrade, esteve na inauguração da nova sede da Subsede Sul do SINTESE, com direito a fala e tudo, Gilson e seus assessores se sentiram em casa, devido a ótima relação com a atual diretoria da subsede em Estância, diferentemente do ex-prefeito Carlos Magno que teve cadeiras atiradas pelas janelas do Paço Municipal.

Passada as celebrações de inauguração da nova sede, a qual está muito bonita, o prefeito Gilson Andrade, conjuntamente com a Secretária de Educação, Aurenita Morgana, assinaram o ofício nº 41/2022 G.P., datado de 16 de março de 2022, propondo um reajuste de 20% no piso do magistério. A proposta é bem abaixo do piso do magistério concedido pelo Governo Federal que é de 33,24%, ou seja, um valor 13,24% menor.

Só para efeito de comparação um professor que tenha um salário em torno de 4.000,00 (quatro mil reais), terá um prejuízo de R$ 529,60 (quinhentos e vinte e nove reais e sessenta centavos), justamente neste período de crise econômica que o país vive com altos índices de inflação, aumento excessivo nos preços de gasolina, gás de cozinha, energia elétrica, alimentos, etc.

Impressionante é que Estância, com a terceira maior arrecadação do Estado de Sergipe, não possa pagar o piso que é direito as professoras e professores, sendo que outras cidades já concederam o aumento em sua integralidade, a exemplo de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Siriri e Malhada dos Bois.

Vale lembrar que na cidade de Lagarto, a prefeita Hilda Ribeiro (Solidariedade) propôs também um reajuste de apenas 20%, resultado, dia 17/02, professores tomaram a prefeitura em protesto e apesar da prefeita relatar dificuldades financeiras, os dirigentes sindicais e a comissão de negociação provaram que não há qualquer obstáculo financeiro para o cumprimento da Lei 11.738/2008, que estabelece o reajuste.

Aqui em Estância, será diferente? Existe dificuldades financeiras? O ofício enviado ao SINTESE, não relata qualquer obstáculo financeiro para que o piso de 33,24% seja concedido aos docentes. Vale lembrar que o prefeito Gilson Andrade recebeu do SINTESE a nota mais alta entre os municípios da região sul.

Veja ofício enviado ao Sintese pela PME

Oficio Expedido nº 41.2022 – SINTESE (2)

Por Cláudio Hiroshy

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.