PT adotará algumas posições


O Partido dos Trabalhadores (PT) fechou questão: terá candidato a prefeito de Aracaju e tentará ocupar o lugar de Edvaldo Nogueira (PCdoB), que vai à reeleição. O partido ainda não tem nomes definidos, mas pelo menos dois ilustrados petistas são citados como prováveis para disputar Aracaju em 2020. Márcio Macedo se insinua bem com sua candidatura, e a vice-governadora Eliane Aquino é citada mas finge que não quer, ou que não entende.

O PT acha o nome de Eliane Aquino eleitoralmente mais forte, em razão do sobrenome de Déda que herdou politicamente, apesar de não usá-lo. Internamente a sensação é de que será ela. Tem uma dificuldade de convivência com Edvaldo Nogueira desde quando foi sua vice-prefeita. Os dois adoraram a separação e hoje, segundo comenta-se nos bastidores da legenda, ela pensa em tomar-lhe o mandato através das urnas. Fica ainda apenas na base de que não descarta a possibilidade de ser candidata, mas outros nomes interessados no pleito querem uma decisão séria e que se guarde entre a militância.

A maioria de membros das tendência petistas é rompida com Edvaldo Nogueira. Poucos segmentos ainda demonstram vontade de apoiá-lo. Uma das razões foi a posição do prefeito nas eleições majoritárias de 2018. A maioria tem certeza que ele não votou no candidato petista, senador Rogério Carvalho. Teria ficado com Jackson Barreto e outro nome. Petistas juram que apoiou o ex-deputado federal André Moura (PSC). Então, é definitiva a decisão de não apoiar a reeleição do atual prefeito.

Ontem houve uma conversa entre alguns petistas sobre afastamento do Governo. Uma cabeça pensante sugeriu que não houvesse precipitação e aconselhou que só tratassem disso a partir de outubro, já que o PT está na base e participa da administração. De qualquer forma haverá o encontro. O PT vai anunciar candidatura e pedir apoio do governador, que já declarou abertamente seu apoio a Edvaldo, alegando até um gesto de gratidão e a unidade da aliança.

Caso os petistas não consigam unir a base também em torno do seu candidato, o afastamento será anunciado com a possibilidade de uma nova composição com o PSB. Isso já foi conversado e poderia ocorrer até o São João, mas ampliará o espaço para o final do ano. O senador Rogério Carvalho e o deputado João Daniel preferem não tocar nesse assunto, porque acham que se trata de uma decisão absolutamente partidária.

Márcio mantém candidatura

O ex-deputado federal Márcio Macedo (foto), do PT, trabalha sua candidatura a prefeito de Aracaju e tem conversado com lideranças políticas para consolidar sua presença nas eleições municipais do próximo ano.

Marcio pode até recuar, mas só depois que a vice-governadora Eliane Aquino (PT) anuncie com absoluta convicção que será candidata à sucessão de Edvaldo, através de congressos do PT ou publicamente.

Falar que não descarta a possibilidade de disputar não é convincente.

PT quer apoio do bloco

Há informações bem avaliadas de que o Partido dos Trabalhadores terá reunião com o governador Belivaldo Chagas (PSD), até outubro. Vai avisar que terá candidato a prefeito e pedir apoio do bloco.

*** Segundo fonte do alto escalão petista, se o PT não obtiver apoio vai se afastar do Governo. Belivaldo tem compromisso de apoiar a reeleição de Edvaldo Nogueira.

*** A decisão do PT em ter candidato a prefeito de Aracaju é unânime, porque Edvaldo Nogueira “faz uma administração na contra mão do que pensam os petistas”.

Fonte: FAXAJU

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.