Servidores municipais de Estância realizam forte ato em frente à prefeitura: “BASTA DE RECEBER SALÁRIO ABAIXO DO MÍNIMO”
Na manhã de hoje, 26, durante a Paralisação dos Servidores Públicos, o servidores associados ao SINDSEME, bem como outros sindicatos e movimentos sociais, realizaram um ato forte à frente da Prefeitura Municipal de Estância, comandada por Gilson Andrade e André Graça, para cobrar respeito e valorização.
De acordo com o SINDSEME – Sindicato dos Servidores Públicos do Executivo e Legislati0 de Estância e Arauá, comandado pelo presidente Isaías Nego Bia, que é vereador no município pelo PSOL, relatou diversas vezes que aproximadamente 200 servidores públicos estão recebendo seus salários-base abaixo do salário mínimo: “O prefeito Gilson Andrade e seu vice André Graça não respeitam o trabalhador. São quase 200 servidores públicos, que dão suor e lágrima, que estão recebendo menos de R$ 1302,00 no seu salário base. Essa medida é prejudica diretamente a vida do trabalhador no futuro, porque o seu cálculo de aposentadoria é feito em cima do salário-base. Eles não gostam dos servidores públicos, mas gasta quantias de mais de R$ 1 milhão por mês com cargos comissionados. Esse é o primeiro ato e não vamos parar até o nosso pleito ser atendido, porque o que Gilson e André estão fazendo é uma humilhação”, disse Nego Bia.
A sindicalista Simone, que é também da diretoria do SINDSEME disse que Gilson privilegia outras categorias em detrimento dos servidores públicos municipais; “Aplaude, acolhe e bota no colo certas categorias, os seus vassalos e seus cc’s irão passar e os servidores irão ficar, tem queridinhos seus recebendo 15, 20 mil reais e tem cargos comissionados que estão recebendo mais até que o vice-prefeito, que devia estar aqui com a gente”.
O ex-vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Domingos Machado Soares (Dominguinhos), fez uma forte fala sobre a humilhação que o prefeito Gilson Andrade e o vice-prefeito André Graça estão submetendo aos servidores públicos municipais: “Para que a gente possa fazer história, a gente precisa poder comer, beber e vestir. Estou estarrecido ao ver a pirotecnia dessa gestão que aí está. Gilson Andrade e André Graça são uma decepção. Como é que o município de humilha o servidor abaixo do salário mínimo como piso, é humilhação na dignidade e honra e queima dinheiro com meia dúzia de apadrinhados seus e paga super salários. Só uma administração imoral é capaz de fazer uma coisa dessa. Mas, a mulher ou o homem que precisar de remédio, creche, ônibus para os filhos, cuidadores, não tem. Tem um concurso que ele burlou o número de vagas, segundo a Promotora Carla Cristiane, do Ministério Público de Sergipe, tudo isso para pagar gordos salários a apadrinhados políticos. A situação do município é muito grave e agora ele tá dizendo que vai fazer um grande São João.”, disse Dominguinhos.
Dominguinhos falou também que já conversou com o Ministro Márcio Macedo para ajudar no São João de Estância: “Estância pode contar comigo, eu tenho uma ótima relação e amizade pessoal com o Ministro Márcio Macedo, e já falei com ele que se ele puder colocar recurso federal para o São João de Estância, coloque, para não ter mais prejuízos para vocês. O Governo Lula vai ajudar o São João de Estância, o Ministro Márcio Macedo vai ajudar o São João de Estância e estamos empenhados nisso, agora vocês estão de parabéns por estarem aqui, seria bom seria se estivessem aqui outros movimentos sociais, mais vereadores, somando forças para lutar contra a falta de remédios, falta de salário decente, da falta de creche, de ruas calçadas. Olhe, as nove travessas da Osório Ramos e o Maria Santana Santos, ele só tá fazendo porque teve uma ação civil pública, ele recorreu, recorreu e teve que ser obrigado a fazer. Para concluir quero dizer que Gilson Andrade é como feijão ruim, só vai na panela de pressão”, finalizou Dominguinhos.
O militante social Yohan Rayckard e aprovado no concurso se somou à luta dos servidores e cobrou que o prefeito chame os demais aprovados no concurso, 35 concursados ainda não foram nomeados e se colocou à disposição para contribuir com a categoria.