Vírus Influenza A é motivo de preocupação em Sergipe e SES emite alerta


Um Alerta Epidemiológico às Secretarias Municipais de Saúde sobre a circulação do vírus Influenza A (H3N2), e recomendando medidas de prevenção à população, foi emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), nesta quinta-feira, 16.

Houve um aumento significativo de atendimentos de casos suspeitos do vírus no hospital do município de Itabaianinha. Foram enviadas para o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) 12 amostras de swab nasal para a realização de RT-PCR para SARS-CoV-2, para o qual todas as amostras foram negativas. Das 12 amostras processadas foram detectados 5 casos de Influenza A H3N2, sendo 3 homens e 2 mulheres, com faixa etária de 19 a 54 anos. Além dos casos do município de Itabaianinha foi confirmado um caso em Aracaju. Todos os seis (6) casos tiveram sintomas gripais leves.

Em Sergipe, 825.200 doses da vacina Influenza, referentes ao público alvo, foram distribuídas durante a Campanha da Influenza em 2021, atingindo a cobertura vacinal de 74,6%, mas a situação preocupa as autoridades sanitárias.

Com o objetivo de prevenir a proliferação do vírus a Secretaria de Estado da Saúde reforça a necessidade de adoção de medidas comprovadamente eficazes na redução de risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, como o vírus da gripe, as recomendações são miliares aos protocolos de prevenção da covid-19: Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e o uso de máscara é imprescindível.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.